Notícias

VÍDEO: Eleição para presidente da Câmara

AO VIVO: Eleição para presidente da Câmara

VÍDEO: Eleição para presidente da Câmara – Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Acompanhe ao vivo a eleição para presidente da Câmara dos Deputados; 14 parlamentares disputam o cargo para um mandato que terá duração de seis meses.

 

 

O sucessor do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara será escolhido a partir das 17h30min desta quarta-feira. Com 14 candidatos, a disputa deve se estender até o final da noite, pois antes da votação, cada concorrente terá o tempo de 10 minutos para expor suas propostas no plenário.

A ordem de fala, definida em sorteio, será a seguinte: Rodrigo Maia (DEM-RJ), Evair Vieira de Melo (PV-ES), Miro Teixeira (REDE-RJ), Giacobo (PR-PR), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Fabio Ramalho (PMDB-MG), Carlos Manato (SD-ES), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Marcelo Castro (PMDB-PI), Rogério Rosso (PSD-DF), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Esperidião Amin (PP-SC) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

Os deputados Maria do Rosário (PT-RS), Fausto Pinato (PP-SP), Beto Mansur (PRB-SP) e Heráclito Fortes (PSB-PI) haviam se inscrito, mas desistiram da concorrência. O parlamentar que for eleito cumprirá mandato até fevereiro de 2017.

A votação será secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no plenário e se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação. Com isso, cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa. A previsão da Secretaria Geral da Mesa é que o novo presidente da Câmara será conhecido antes da meia-noite.

Do Zero Hora.

1 Comentário

  • Toda essa movimentação na Câmara serviu pelo menos para mostrar `a população brasileira o nivel dos nossos representantes. Comissão de Ética: poucos com ética. CCJ: poucos seguem a Constituição e Justiça. A tropa de Cunha é surreal!

Deixe um Comentário!