Notícias

Brizola: Governo estável só com o voto do povo

Brizola: Governo estável só com o voto do povo

Brizola: Governo estável só com o voto do povo – Foto: Reprodução

O então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, discursou no palanque das Diretas Já, ratificando a ideia de que governo estável só com o voto do povo brasileiro.

No dia 16 de abril de 1984, em discurso na Praça da Sé, São Paulo, o então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, colocou a legitimidade dos governos – a partir dali –  sob o direito de escolha do povo através do voto. Extraído do Face da Legalidade.

“Somos 120 milhões de habitantes, este processo não vai parar, aconteça o que acontecer em Brasília, podem construir os artifícios que quiserem, governo neste país só será estável, só poderá existir mesmo, é com o voto do povo brasileiro.”

Seis dias antes do comício em São Paulo, as ruas do Rio de Janeiro foram tomadas por mais de 1 milhão de pessoas, superando todos os recordes de manifestações populares no Brasil.

No Almanaque da Folha, um detalhe da campanha legalista pelo direito ao voto:

Leonel Brizola (“Queremos um basta à exploração do capitalismo internacional. Queremos ter democracia para dar terras aos camponeses, pois não entendemos um País imenso, cortado por rodovias, com suas terras entregues a grupos internacionais”). Ele era aplaudido o tempo inteiro, interrompido aos gritos de “Brizola, Brizola” e “Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil”.

Deixe um Comentário!