Notícias

Marina não queria aparecer associada à OAS

Marina não queria aparecer associada à OAS

Marina não queria aparecer associada à OAS – Foto: AFP

Representantes de Marina Silva pediram doação à OAS; Léo Pinheiro revelou que a então candidata à presidência, em 2010, não queria aparecer associada à empreiteira.

Do Notícias Ao Minuto:


Marina Silva não queria aparecer associada a OAS, diz delator

Léo Pinheiro, um dos sócios do grupo OAS, em suas negociações para fechar acordo de delação premiada com procuradores da Lava Jato, contou que representantes de Marina Silva lhe procuraram para pedir contribuição para o caixa dois da campanha presidencial de 2010, já que ela não queria aparecer associada a empreiteiras.

A informação sobre a delação do empresário foi revelada pelo Globo no domingo (12) e confirmada pela Folha de S. Paulo. Naquele ano, Marina foi candidata à presidência pelo PV e acabou derrotada por Dilma Rousseff (PT).

Pinheiro relatou que a contribuição foi solicitada por Guilherme Leal, sócio da Natura e um dos principais apoiadores de Marina no cenário empresarial, e Alfredo Sirkis, um dos coordenadores da campanha do partido.

Candidato a vice na chapa de Marina em 2010, Leal diz ter recebido Pinheiro em seu escritório, em São Paulo. Ainda segundo empresário, o empreiteiro foi levado ao encontro por Sirkis.

No entanto, Leal e Sirkis negam ter recebido contribuições ilícitas. De acordo com eles, a reunião com Pinheiro ocorreu em maio de 2010, quando a campanha não havia começado. A OAS fez uma doação legal ao PV do Rio.

Marina Silva afirma que também não usou recursos de caixa dois na campanha daquele ano: “Nunca usei um real em minhas campanhas que não tivesse sido regularmente declarado”, declarou em nota. Ela ainda disse apoiar a Operação Lava Jato e pediu que os procuradores e a Polícia Federal investiguem a declaração do empreiteiro sobre o suposto caixa dois em sua campanha de 2010.

Segundo Sirkis, a OAS doou R$ 400 mil para o PV do Rio de Janeiro e a contribuição foi registrada na Justiça eleitoral. Esta seria a razão de a doação não ter aparecido na prestação de contas da disputa em 2010, entregue pela candidata ao órgão fiscalizador.

A candidata justificou que aceitava essas doações em 2010 porque a campanha presidencial havia sido curta e não houve tempo para mobilizar os seus apoiadores.

“Posso assegurar à opinião pública brasileira que, neste momento em que a sarjeta da política já esta repleta de denunciados, o melhor caminho é confiar no trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal”, afirma.

Segundo Leal, a OAS não doou à campanha de Marina, mas sim para o comitê financeiro do PV do Rio. Essa doação está registrada no Tribunal Superior Eleitoral. “Isso é mentira. Repudio com veemência este tipo de ataque à minha honra”, diz.

O advogado José Luís Oliveira Lima, que defende Léo Pinheiro, afirmou que “as conversas com os procuradores são sigilosas” e, por esse motivo, não poderia se manifestar.


2 Comentários

  • Marina, segundo Zé Simão, quer pegar o porco, sem se sujar no chiqueiro. Não dá, né? Continue no legislativo, que, para o executivo tem que ser forte, resistente e aprender a lidar com quadrilhas de bandidos. Tudo culpa de nosso atual sistema presidencislista, nos moldes de hoje!

  • Évergonhos ser brasileiro pos acreditamos em diverssas pessoas ladina letrada e os Sr.deputados e senadores e outros mais nos fazendo de bobo,. otario, trouxa, fantoche não tenho outro adjetivo para falar porque é muito feio, veja quando os senhores sobe em palanque promete saude/segurança/ educação eu verifiquei que não precisamos de educação pois os asdministrdores do brasil são todos educados com mestrado / P H D / Doutorado, na minha opinião sei que não vala nada mas eu gostaria de uma nova casa com 54 senador e 54 depudato com salario de 30.000,00 com ajusda de custo ou 40.000;00 cativo ou seja tudo por sua conta como se faz em empresa privada um tabalhador ganha 880.00 e trabalha asveses 10 ou 15 hs se segunda a sexta, pelo que sabemos voces chegam segunda anoite começa terça 9. hs da manhã e termina quinta 12. hs não da 8 hs de serviço a não ser agora pra ver que fica no poder e as veses no horario der votação tem gente dormindo de boca aberta ou jogando para pasar o tempo, outro dia eu vi numa revista que umfuncionario de nestle tem um salario9 de 41.000,00 justo ele deve trabalhar e dirigir diverssa fabrica, agora veja nosso adminstradores publico federal/estadual/municipal, tem salario absurdo, entre no site e encontrei um salario de 1.000.000,00 por ano do Sr. deputados, ai eu dividi por 12 = 83.333,33 continuando dividi por 30 dias = 2.777;77 não satisfeito dividi por 8 horas = 347;222 realmente tem que existir o dia do trabalhador 1 de maio que e revrenciado aos senhores e mais ninguem portanto alguem vai me ouvir ou ler esta mensagem e vai me ajudar a colocar 54 senadores e deputados que estarão com as mãos limpa de verdade e administra o brasil com se administra um empresa com entras e saidas foi asim que aprendir em uma empresa de contruçao civil e obra de artes em minas a 20 anos atraz hoje sou simplismente lavador de carros maquinas pos ternho somente 4 ano primario continuo desempregado mais feliz, por que eu creio que veremos pesoas de maos limpa desejando ajudar consertar o brasil, conte comigo voce jornalista reporte e outros de comunicçao de jornal e revista de grande peso no nosso pais desde ja agradeço atençao de voces mttos

Deixe um Comentário!