Notícias

Quem eram os manifestantes racistas do Farol da Barra?

Quem eram os manifestantes racistas do Farol da Barra?

Quem eram os manifestantes racistas do Farol da Barra? – Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil

O perfil dos manifestantes presentes na Barra, em Salvador, no dia 16 de agosto de 2015, expõe o mais evidente preconceito racial. À sombra do Farol.

Naquele domingo, na região da Boca do Rio, em Salvador, um churrasco animava a turma da favela que sequer observava as manifestações na TV; aquelas reivindicações não lhes diziam respeito.

É por isso que não havia um só negro no Farol da Barra acompanhando a marcha que colocaria o Michel Temer no poder; onde estariam hoje estes manifestantes e as suas reivindicações de um Brasil sem corrupção?

Onde estão os nordestinos que renegam nordestinos? Onde estão os brancos que têm horror a pobre? Onde estão os que detestam filho de pobre nas universidades?

Extraído da CartaCapital do dia 2 de setembro de 2015:

Farol sem luz

Não há distância política e ideológica, já comprovada por pesquisa, entre os manifestantes paulistanos e os mineiros no dia 16 de agosto.

O mesmo perfil foi encontrado pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica de Salvador com aqueles que foram protestar, naquele dia, no Farol da Barra.

Um resumo da pesquisa mostra o seguinte:

– 59,5% consideram as cotas raciais um erro e o governo deve acabar com elas;

– 61,1% acreditam, total ou totalmente, que “os nordestinos têm menos consciência política na hora de votar” do que os eleitores de outras regiões;

– 72,1% acreditam que as pessoas ajudadas pelos programas sociais, como o Bolsa Família, “ficam preguiçosas”;

– 66,8 julgam que os pobres são mais desinformados na tomada de decisões políticas;

– 52,6% disseram, total ou totalmente, que os militares devem tomar o poder no caso de “muita desordem”.

1 Comentário

  • Pensam que tem na veia sangue de senhor de engenho, raça superior, etc. Coitados, a vida passa rapidamente e todos morrem, cedo ou tarde!

Deixe um Comentário!