Notícias

STF: por que Dilma chamou o golpe de golpe?

STF: por que Dilma chamou o golpe de golpe?

STF: por que Dilma chamou o golpe de golpe? – Foto: José Cruz/ABr

O Supremo Tribunal Federal quer saber por que Dilma chama o processo de impeachment de golpe. E deu 10 dias para ela detalhar as razões e implicações de sua decisão.

O STF se manteve em silêncio enquanto o “couro comia” no país. Permitiu que Cunha e sua tropa de apaniguados manobrassem até o último segundo sobre um rito que é legal, mas foi viciado.

A ministra Rosa Webber, que tomou esta decisão, procura reafirmar a legitimidade do processo que foi por ele autorizado. Mas se ela lesse ao menos as notícias fora do Brasil, veria quão ridículo é o seu pedido de explicações.

Saiu no Jotainfo:


Dilma Rousseff tem 10 dias para explicar por que chama o impeachment de golpe

A presidente afastada Dilma Rousseff tem 10 dias para detalhar as razões e implicações de sua decisão de classificar o processo de impeachment como “golpe”. A decisão é da ministra Rosa Weber, que permite a Dilma não responder um questionário sobre o assunto, se quiser.

A interpelação judicial criminal foi ajuizada por deputados federais que questionavam o argumento que Dilma usa em discursos de que o processo de impedimento constituiria uma suposto “golpe de estado”.

Dilma terá que esclarecer as questões abaixo:

1) A Interpelada ratifica as afirmações – proferidas em distintos eventos – de que há um golpe em curso no Brasil?

2) Quais atos compõem o golpe denunciado pela Interpelada?

3) Quem são os responsáveis pelo citado golpe?

4) Que instituições atentam contra seu mandato, de modo a realizar um golpe de estado?

5) É parte desse golpe a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, da instauração de processo contra a Interpelada, por crime de responsabilidade, nos termos do parecer da Comissão Especial à Denúncia por Crime de Responsabilidade 1/2015, dos Srs. Hélio Pereira Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaina Conceição Paschoal?

6) Se estamos na iminência de um golpe, quais as medidas que a Interpelada, na condição de Chefe de Governo e Chefe de Estado, pretende tomar para resguardar a República?

“Ante o exposto, determino a notificação da Senhora Presidente da República (afastada) Dilma Vana Rousseff para que responda, querendo, à presente interpelação no prazo de 10 (dez) dias”, concluiu a relatora.

Reeleita em 2014, Dilma foi afastada do cargo no dia 12 de maio, depois que 55 senadores votaram pela abertura do processo de impeachment contra ela no Senado. Ela permanece afastada por até 180 dias. Caso o julgamento no Senado vá além disso, ela responde ao processo de volta ao Palácio do Planalto.

Clique para ler a decisão.


5 Comentários

  • Sinceramente, até o momento a ministra está certa.
    Deve saber se tem base jurídica para a Dilma estar falando de golpe.
    Se a Dilma não tiver uma base jurídica para tal afirmação ela deveria ser condenada.
    Para pensar sobre isso, o afastamento da Dilma foi político, mas com fundo jurídico pois está na constituição. Ou seja novamente e provavelmente a Dilma será condenada.
    O que prova que a Dilma não é a culpada de ter virado presidenta, ela não sabe das leis, alem disso muito mal assessorada.
    Um ponto que acho que devemos pensar para o futuro da politica no Brasil era ter um curso para político, onde seria ensinado as leis, administração… Hoje as administrações publicas são uma piadas totalmente obsoletas e com aventureiros, sem defender ou culpar um partido.
    Hoje para qualquer emprego somos cobrados de estarmos preparados, com cursos e conhecimentos, porque os políticos não?
    Obrigado pela atenção quem leu.

  • ana rita fuga, só para começar, COXINHA NÃO PENSA, você defecou oralmente, quem precisa de mais saúde é você, PRECISA DE UM PSIQUIATRA, a SINÍSTRA ROSA WEBER, é cega, surda ou burra,UM BANDIDO ABRIU O PROCESSO DO GOLPE, e ela fingiu não ver, porque o filho dela trabalha na GLOBOSTA, ou porque ela é tia da mulher do AÉCIO DO PÓ. Só a título de informação os golpistas são 367 PALHAÇOS, que votaram na câmara, os 3 patetas, CUNHA , TEMER e RENAN, o arbitro Sérgio moro.E os TUCANOS, BICUDO, JANAINA A POSSUÍDA,e o MIGUÉ REALI. deu por hoje.

  • Penso que Sra. Ministra Rosa webber. Está coberta de razão. Chega de falarem abobrinhas. Está na hora de ter alguém para chamar atenção desse modelo antigo de comportamento da PresidentA.
    São coisas velhas ultrapassadas. Politicas “Sujas” palavrões ditas pelo então EX Lula. Que isso !? O
    Brasil merece mais ,estudos,saúde ,educação,estradas. transportes públicos . Gente mais polida,educada,culta,preparada para assumir cargos que representem uma Nação.

    • Como vc é inocente ! Parece que vc não vê a Globo que manipula, Moro é seletivo. Porque Moro não processou as siglas; JS , BM e GM ?

Deixe um Comentário!