Mídia Notícias

The Guardian despreza resposta da Globo

The Guardian esnoba Globo

The Guardian esnoba Globo – Foto: NP

João Roberto Marinho enviou ao jornal britânico The Guardian uma carta questionando artigo de David Miranda que aponta a participação da Globo no golpe contra Dilma. A carta foi publicada nos comentários.

Saiu no Portal Fórum:


Globo envia carta reclamando de jornal britânico e conteúdo é exposto na caixa de comentários

João Roberto Marinho, um dos donos das Organizações Globo, enviou ao jornal britânico The Guardian uma carta questionando o artigo de David Miranda, que aponta para a participação da rede de comunicação brasileira no golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. O que o magnata não imaginava é que seu texto seria exposto na caixa de comentários reservada aos leitores comuns.

“O Grupo Globo cobriu os protestos sem nunca anunciar ou dar opinião sobre elas em seus canais de notícias antes de acontecerem. Globo tomou posições iguais sobre comícios para a presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment”, tentou argumentar Marinho, negando qualquer tomada de posição da empresa em relação às tentativas de derrubada da presidenta eleita democraticamente.

O artigo de Miranda, intitulado “A razão real por que os inimigos de Dilma Rousseff querem seu impeachment”, lembra que “a maioria dos grandes grupos de mídia atuais – que aparentam ser respeitáveis para quem é de fora – apoiaram o golpe militar de 1964 que trouxe duas décadas de uma ditadura de direita e enriqueceu ainda mais as oligarquias do país”.

“Esse evento histórico chave ainda joga uma sombra sobre a identidade e política do país. Essas corporações – lideradas pelos múltiplos braços midiáticos das Organizações Globo – anunciaram o golpe como um ataque nobre à corrupção de um governo progressista democraticamente eleito. Soa familiar?”, continuou.

The Guardian esnoba Globo

Foto: Reprodução

PS do Nossa Política: Ao Tijolaço, o senhor João Roberto Marinho pediu que fossem tirados da rede os artigos de Fernando Brito sobre a mansão de Parati (aquela que seria dos herdeiros da Globo); quando se trata de jornais internacionais de reconhecida credibilidade, a Globo pede direito de resposta, aquele mecanismo que ela só concede se o ofendido for à justiça, como o fez Brizola em 1994, e recebe apenas o desprezo.

Significa dizer que aqui são leões e lá fora gatinhos.

Não deixe de ler a resposta de David Miranda ao comentário de João Roberto Marinho aqui.


18 Comentários

  • O que desaponta na publicação da carta pelo journal the Guardian é que não abriram espaço para comentários. A comunidade de leitores ativos é muito grande lá e ficamos sem poder contribuir ao debate.

  • A primeira providência de ordem prática que tomei foi de não comprar nem prestigiar nenhum produto anunciado por esta rede Globo. Se anuncia na Globo não entra em minha casa, e também de muitos de meus amigos. Estamos formando uma corrente neste sentido.

  • parabéns eu como brasileiro me sinto de alma lavada alguém precisava mostrar quem é a rede globo para o mundo pois aqui ela já nos prejudicou e ainda nos prejudica muito agora é pedir justiça e investigações da concessão dessa golpista pois sabemos que ela possui inúmeros podres como sonegação a casa de Paraty entre outros crimes.

  • O jornalismo conhece o jornalismo. Conhece as “caras” e “bocas” que foram ao ar junto às notícias sobre Lula e Dilma. Conhece as notícias que antecedem e sucedem determinadas matérias. Tudo é pensado e resolvido na reunião de pauta. Se a gente assistir com um pouco de senso crítico, vai ver o quanto de “teatro” existe e existiu por trás de cada notícia sobre o PT. A Globo derrubou o Collor, está derrubando a Dilma; e, seja quem for que entre para o governo, se não ler a cartilha dela, estará fora também. O caso Samarco foi emblemático. Lamentável. Parabéns ao The Guardian.

  • Quem tem dúvidas sobre o posicionamento absolutamente parcial da Globo assistam ao William Waack no Jornal da Globo e ao Gerson Camarote. A parcialidade é explícita.

  • A mentira tem pernas cada vez mais curtas, graças à Internet. A Globo tem que perder a concessão pública pelo desserviço que presta a nação brasileira.

  • Sinceramente, nao gosto da Rede Globo, mas nao a vejo como Golpista. A Globo, Record, Band, SBT, cumprem apenas o dever de informar a população. O problema de alguns jornais que sao favoráveis a DILMA, querem achar um culpado para a lambança que PT e sua corja fizeram. Nao sou contra Dilma, na minha Opinião Dilma e uma vitima do PT, que foi induzida ao erro, mesmo sabendo que td era errado. Sendo assim, mesmo sendo uma vitima, Dilma tem q ser punida severamente, pois, mesmo que induzida, ela sabia dos erros, e conpactuou com o mesmo. Entao, SIM, ela tem que sair da Presidência. Independentemente de quem entrar lah, tera uma árdua tarefa. Seja TEMER, CUNHA, AECIO, quem for, a roubalheira infelizmente sempre vai existir.

    • Ela tem que sair para punir o PT? Isso é o motivo para derrubar uma presidente da República? Não sou PT, mas espera aí, qual o motivo do impeachment?

    • Qual a grande lambança? Tirar 40 milhões da miséria? A crise que está aí já teria sido equacionada se o PSDB a deixassem governar no segundo mandato. A razão de tudo isto é não saberem perder eleições e os brasileiros cairam nesta conversa mole. A Globo tem culpa sim, para voltar à mamata que era antes, nos tempos de FHC. Vamos deixar de hipocrisia.

      • Verdade a Globo perdeu os benefícios que tinha quando FHC era o presidente capacho da Globo e Estados Unidos.. essa é a verdade o ódio do PT. Essa é a verdade.

        • Tem certeza que a Globo perdeu os benefícios da era FHC? Desde o início dos governos do PT, segundo CartaCapital, o Grupo Globo recebeu mais de 6 bilhões de reais do governo federal em verbas publicitárias.

          Sem contar que durante bons anos a Globo não fez nenhum tipo de oposição ao governo, não que eu ache que deva, o correto é que haja oponião e fiscalização, como parte da função social de um veículo de mídia. Mas que qualquer maneira o que vejo são defensores acríticos do PT e que querem, na verdade, uma mídia conivência !

    • os verdadeiros intelectuais brasileiros estão ao lado do governo Dilma e eu como professor de história jamais pensaria o contrário porque impeachment sem crime é golpe sim e feio pior do que isso é ver brasileiros apoiando essa atitude que só deixa a pior das impressões de nosso país portanto iremos lutar porque a democracia tem que prevalecer e ela foi conquistada nas urnas é isso que defende jornalistas e cidadãos de bem que são compromissados com ela independente de partido .

    • “Sinceramente, nao gosto da Rede Globo, mas nao a vejo como Golpista. A Globo, Record, Band, SBT, cumprem apenas o dever de informar a população”. Como de fato é o papel desses meios de comunicação informar, porém, informações tendenciosas, com cortes na maioria das vezes e que agrada alguns partidos políticos. Lhe peço meu caro que cite pelo menos um programa da Globo que não seja tendencioso.

    • Dailton, o que a globo, a record, o SBT dentre outras emissoras fazem, denegrindo a imagem do Lula, da Presidenta Dilma e PT, estão explicitados em vários artigos do Código Penal . A Globo inventa mentiras, reformam palavras pra pior, discrimina o PT, faz de um tudo pra prejudicar os presidentes Lula e Dilma. Não sei se o Sr. sabe, mas no último debate na globo dos candidatos Lula e Collor, a globo deu ordem pra acabar com a chance do Lula chegar a presidência ( leia o livro do Boni, talvez seja pra comprarem livro dele que Boni fez vídeos contando as trapaças que ele fez contra Lula)por isso. A Globo mandou o Boni encher uma pasta preta com folhas em branco e sentar na primeira cadeira, próximo ao palanque, uma ex amante do Lula. Collor entra dizendo que naquela pasta preta tinha vários crimes do Lula, e que ele ia desmascará-lo. Lula percebe a presença da ex amante e perde completamente o raciocínio e mostrando-se sem jeito, o povo que assistia seu candidato engasgando pra falar, acreditou que naquela pasta preta realmente tinha crimes do Lula. O Lula perdeu feio nesse debate, ou seja, quem elegeu o Collor, foi a globo com sua maldita farsa. A GLOBO deseduca, cria guerra e discriminação contra o PT , põe na cabeça dos menos esclarecidos, um lixo de informação que cria um monte de zumbis querendo sugar o sangue do LULA, DILMA e todos os petistas. Não seja cego em afirmar esse tipo de comentário protetor de quem só quer esconder seus crimes fiscais e ELIMINAR O PT do meio político. Discriminação e intolerância é o que a Globo anuncia e mostra contra o PT.

  • Prezados o que Glenn Greenwald esqueceu de mencionar quanto ao jornalismo da GLOBO é a maneira que abordam os fatos. Sempre noticiando o efeito jamais a causa, é uma espécie de jornalismo que lança a pedra e esconde a mão, desta maneira provoca no subconsciente social a sensação de culpa contra o governo central. Quando em 90% dos casos a culpa é a má gestão de governos municipais e estaduais.
    A GLOBO jamais vai noticiar a causa por que em 90% dos casos a responsabilidade recairia em políticos conservadores que fazem parte dos conchavos globais.

Deixe um Comentário!