Notícias

STF autoriza abertura de 3º inquérito contra Cunha

STF autoriza abertura de 3º inquérito contra Cunha

STF autoriza abertura de 3º inquérito contra Cunha – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ ABr

O ministro Teori Zavaski (STF) autorizou a abertura de terceiro inquérito para investigar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Saiu no G1:

Supremo autoriza terceiro inquérito para investigar Cunha na Lava Jato

O ministro Teori Zavascki autorizou a abertura de um terceiro inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no âmbito da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras.

Zavascki atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que quer saber se o deputado cometeu crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Por meio de mensagem de texto, Cunha afirmou ao G1 que não conhece a peça da PGR e que por isso não tem como se manifestar. “Deixarei para os advogados se manifestarem”, disse. O G1 procurou o advogado de Cunha na noite desta segunda, mas não conseguiu contato até a última atualização desta reportagem.

Nesta segunda, Cunha também foi notificado sobre a decisão do Conselho de Ética da Câmara de dar prosseguimento ao processo disciplinar que vai apurar se ele quebrou o decoro parlamentar e que pode resultar em cassação do mandato.

No novo inquérito, a suspeita da PGR é de que o parlamentar tenha solicitado e recebido propina do consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca Christiani Nielsen Engenharia – que atuava na obra do Porto Maravilha – no montante de cerca de R$ 52 milhões.

Os recursos seriam vantagens indevidas pela aquisição de títulos da prefeitura do Rio de Janeiro pelo Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS). Segundo as investigações, Cunha era próximo do então vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, que integrava o conselho curador do FGTS. O dinheiro do fundo seria utilizado para permitir as obras do porto.

Além de abrir o inquérito, o ministro Teori Zavascki também autorizou a coleta de provas.

(…)

***

PS. do Nossa Política: Quando a Dilma exonerou o Fábio Cleto, Cunha disse que isso (sair do governo) faria muito bem ao currículo dele.

1 Comentário

  • A mídia podre, facista e sem caráter (GLOBO,BAND,RECORD,GAZETA,REDETV). Se apoia, junto com a oposição no processo de impeachment, Ao Deputado (Eduardo cunha) exemplo de HONESTIDADE,com 3 inquéritos abertos juntos no STF. Essa mesma mídia não sabe nada, a respeito da lista de furnas,banestado,mansão de Paraty, apartamentos do FHC em Paris e Nova York,trensalão, merendão.Será que ela é cega ou se faz de cega.

Deixe um Comentário!