Notícias

Mello: Moro não é o único juiz (honesto) do país

Mello: Moro não é u único juiz (honesto) do país

Mello: Moro não é u único juiz (honesto) do país – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Sobre a possibilidade de Lula virar ministro, ganhar foro privilegiado e ser julgado pelo STF, Mello disse que Sérgio Moro não é o único juiz (honesto) do país.

A entrevista foi concedida a Rádio Estadão:

***

‘Não há observância da lei só no Paraná’, diz Marco Aurélio Mello sobre Lula em ministério

(…)

“Não se tem apenas a observância da lei lá no juízo do Paraná. Ao contrário, o Supremo é o guarda maior da Constituição”, afirmou Marco Aurélio, em referência aos autos da Operação Lava Jato que estão sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro. Lula é investigado pela força-tarefa da Lava Jato por suspeita de ter recebido favores indevidos de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção e formação de cartel em contratos da Petrobrás.

A ida de Lula para um ministério seria uma forma de evitar que o ex-presidente seja julgado por Moro e uma cartada do governo para conter o avanço do processo de impeachment contra Dilma.

“Não podemos presumir que a tentativa (da ida de Lula para a Esplanada dos Ministérios) seja de acobertamento, se é que o ex-presidente Lula – não podemos concluir a priori – praticou algum ato que pode ser alcançado pelo direito penal”, disse Marco Aurélio.

Caminho inverso

O ministro do STF disse ainda que há dois enfoques nessa questão: o primeiro alusivo ao fato de haver uma investigação contra Lula e, surgindo, se ele for para o ministério, a prerrogativa de ser julgado pelo STF; e o outro é o objetivo de tentar salvar Dilma do processo de impeachment e mudar a política econômica para combater a atual crise. “(Lula) de qualquer forma, estará observando o caminho inverso porque o normal seria ter um “ministro posteriormente candidato à Presidência da República e não um ex-presidente assumindo uma pasta na Esplanada dos Ministérios.”

Marco Aurélio foi questionado se a ida de Lula para o governo poderá reverter o desgaste da imagem de Dilma e do próprio PT. O ministro afirmou que “não se pode subestimar” o ex-presidente e sua capacidade de articulação política. “Teremos que aguardar para ver as consequências desse deslocamento, se ele vier a ocorrer, mas teremos uma mudança substancial quanto às diretrizes traçadas, isso teremos.”

***

6 Comentários

  • Eu acredito que não, mais é o único que até agora enfrentou a elite de lula, e que precisa de apoio de todos do SISTEMA JUDICIÁRIO DESTE PAÍS. ser desonesto não é só roubar mais fechar os olhos para os corruptos e corruptores praticar esses atos ilidido.

  • claus,porque o grande juiz dos culhões roxo,que tem uma esposa advogada do PSDB no Paraná, não investiga também os casos: BANESTADO,FURNAS, MENSALÃO do PSDB,APARTAMENTOS DO FHC, em PARIS E NEW YORK, MANSÂO DOS MARINHOS EM PARATY, que está em nome de laranjas do Panamá, O DESVIO DE MERENDA EM SP. nessa hora cade os culhões virou chana.

  • Com certeza nao é o único honesto, mas sem dúvida é um dos poucos que reunem alem da honestidade, que nem é merito, mas sim obrigaçao funcional de qualquer juiz, é dos raros que tem culhao roxo para meter esses corruptos de carteirinha a no minimo se explicar para o povo. A corrupçao esta instalada no pais desde as colonias hereditarias e nunca se viu nenhum juiz se insurgir corajosamente contra isso.

Deixe um Comentário!