Blog do Mailson Ramos

A heroicidade de Moro não faz bem ao Brasil

A heroicidade de Moro não faz bem ao Brasil

A heroicidade de Moro não faz bem ao Brasil – Foto: Reprodução

Um grampo ilegal na cela de Alberto Youssef; intransigência em todo o processo da Lava Jato; parcialidade e conivência com vazamentos; espetacularização do processo judicial; não, o Moro não é um general da ditadura. É um juiz federal de primeira instância avançando sobre prerrogativas que não são suas e rasgando a Constituição.

Sérgio Moro chegou ao limite de suas prerrogativas, como juiz de primeira instância, e não satisfeito cruzou a barreira para invadir esfera jurídica pertencente apenas ao Superior Tribunal Federal (STF).

E andou forçadamente sobre uma trilha que nada tem a ver com juízes imparciais: divulgou o teor das conversas entre Dilma e Lula a quem – sem direito e fora do contexto as utilizou – para provocar uma convulsão social.

Nesta trama ardilosa Moro e TV Globo se confundem por suas posições partidárias porque ficou claro – e sem sombras de dúvidas – que a intenção é enfraquecer o governo e entregá-lo nas mãos dos seus mais ferrenhos detratores.

Moro, louvado nas manifestações do último domingo (13) e endeusado pela oposição, não respeitou sequer a condição de que, divulgando teor de conversas da presidenta da República, de um grampo instalado ao que parece no Palácio do Planalto, provocaria reações as mais odientas e conflituosas.

Bem dizia a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que o mandado de condução coercitiva do ex-presidente Lula, aquele achincalhe circense espetacularizado pela mídia e refletido nas ruas em conflitos entre forças políticas era somente o começo. Mais irresponsabilidades estavam por ser cometidas.

Esta caça desenfreada a Lula e a ânsia pela destituição da presidenta Dilma são ataques certeiros às forças de esquerda, afinal de contas, o PT, mesmo com todos os seus defeitos e que não devem ser aqui suprimidos, ainda é o maior partido desta corrente política.

Acabar com o PT é instituir a polarização entre PMDB e PSDB. Retrocederíamos aos anos pós-redemocratização quando o PT, ainda pequeno, se via impossibilitado de lutar contra estas forças políticas conservadoras que jamais aceitaram perder o comando do país.

E são estas forças que agora apoiam o Sérgio Moro, ainda que alguns de seus apaniguados estejam enterrados até o pescoço na lama escorrida da Lava Jato. Caso os golpistas logrem derrubar a Dilma, Moro estará com seus dias contados. Não durará por muito tempo num eventual governo Temer.

Longe das conjecturas e pensando de modo imediato, Moro tem o apoio de uma massa que acha o considera intocável e por isso ele pode invadir esferas jurídicas restritas às suas atribuições. E se concordam com isso, estão indo de encontro à Constituição e à democracia. É um golpe urdido não mais na calada da noite, mas sobre os olhos de todos os brasileiros.

E desta feita está sendo televisionado. Transmitem-se flashes diários no Jornal Nacional, com um teor de reconstrução de contextos como nunca se viu no jornalismo. É produção massiva de sentido que busca sequestrar o entendimento do sujeito brasileiro e orientar suas percepções sobre uma realidade, em parte, construída.

Enquanto isso perambula pelos corredores do Congresso Nacional, gazeteiro, Eduardo Cunha. É incompreensível que para ver a Dilma cair, os brasileiros aceitem este achincalhe. Porque o Cunha nada mais é do que um achincalhe escancarado em nossas consciências. Ele é um chantagista de marca maior, fiel às suas manobras e perseverante em escapar da justiça.

Quando tudo isso passar, a Lava Jato terá cumprido o seu papel, mas a história cobrará muito caro ao Brasil e aos brasileiros a supressão econômica, social e jurídica de dois anos. Porque durante dois anos o país vegetou. É preciso lembrar que tudo começou com a eleição acirrada entre Dilma e Aécio. A oposição jamais aceitou a quarta derrota consecutiva e então partiu para o tudo ou nada, quanto pior melhor.

E querem tomar o poder à força. Está claro. Não se precisa de retórica ou subterfúgios linguísticos para dizer que é golpe. É golpe de Estado, ainda que não exista formado um núcleo de governo sucessório. E se o povo de verdade não for às ruas, se as ruas continuarem lotadas por estes grupos claramente classistas e bancados por sabe Deus quem, logo teremos uma estátua de Moro erguida em Brasília. Para delírio daqueles que o veem como herói. E o retrocesso? O retrocesso virá a cavalo.

16 Comentários

  • A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF. NÃO ESTA ENVOLVIDA NO ROUBOU DA MERENDA DAS CRIANCINHAS , NEM NO DESVIO DO DINHEIRO DO METRO , PORQUE SERÁ QUE ESSE TAL( juiz)DETERMINOU SIGILO SOBRE LISTA DE PAGAMENTOS DA ODEBRECHT.

  • OUTRA COISA, SEM QUERER OFENDER,ANTES DE PUBLICAREM ALGUM COMENTÁRIO, VÃO ESTUDAR A GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA , PORQUE A PALAVRA PRESIDENTA EXISTE SIM.SE NÃO TIVER CORAGEM PRA ABRIR UMA GRAMÁTICA, PELO MENOS, PESQUISEM NO GOOGLE, PORQUE LÁ TEM EXPLICANDO.

  • QUE ABSURDO! QUER DIZER QUE O JUIZ (QUE ESTUDOU E QUE NÃO TEM RABO PRESO COM PARTIDO NENHUM; É QUE É O VILÃO DA HISTÓRIA , É ELE QUEM NÃO PRESTA,É ELE QUE É O DESONESTO) . E TODA AQUELA CORJA QUE VIVE LÁ EM BRASÍLIA (QUE FOI NÓS MESMOS(POVO BRASILEIRO QUE COLOCAMOS LÁ) ELES SIM PRESTAM ,ELES É QUE SÃO OS HONESTOS. SINCERAMENTE, O BRASILEIRO TEM É QUE SOFRER MESMO. ESSE BANDO DE IDIOTAS QUE SAEM PRAS RUAS PRA DEFENDER ESSES PARTIDOS NOJENTOS.NÃO PRESTA NENHUM, TODOS QUE SE CANDIDATAM A UM CARGO POLÍTICO QUEREM APENAS GANHAR DINHEIRO FÁCIL Á CUSTAS DOS IDIOTAS (POVO)BRASILEIROS.QUEM DEFENDE É PORQUE ,COM CERTEZA,ALGUM PROVEITO PRÓPRIO TIROU EM ALGUMA COISA.

    • OU MARIA, ESTA LIMPEZA QUE O DR. MORO ESTA FAZENDO TEM DEIXADO MUITO JORNALISTA(QUE VIVE AS CUSTAS DE PARTIDOS POLÍTICOS) PREOCUPADOS PORQUE A FONTE ESTA SECANDO.

  • Esse texto é uma piada de mal gosto, lula e o pt simplesmente acham que são os donos do país, que podem roubar , burlar as leis e saírem ileso , o juiz mouro não grampeou o presidente da república , grampeou uma pessoa comum que esta sendo investigada , se este mantinha contato com o presidente ( a palavra presidenta não existe ) é um problema desta, ele esta certo , como a lei mais uma vez foi burlada as investigações na jurisprudência dele foram encerradas, tirar o sigilo é praxe. Uma vergonha alguem defender este governo corrupto, que está assolando nosso país.

    • Carolina, que tristeza, você com certeza , se informa pela GLOBOSTA, presidenta não existe, o juiz (TUCANO) e mouro, (NASCIDO EM MOURARÍA), no enem com certeza, você não passaria, num exame de fezes ficaria para segunda época., teu comentário mostra que os COXINHAS TEM RECHEIO DE VENTO. uma dica em 2018 vote BOÇALNÁRIO.

      • Engraçado amigo, você fala como se as pessoas que estão a favor do PT então são todos muito bem estudados e aptos a prestar o enem? Quanta modéstia da sua parte achar que todos os petistas não tem problemas com a língua portuguesa, e ainda mais você que aparentemente se acha capaz de corrigir o erro da garota, use seu conhecimento então para ajudar seus companheiros analfabetos que você sabe que tem em todo o Brasil, indiferente de qual partido pertença, em vez de perder tempo criticando pessoas com problemas na educação básica que o país deveria ter oferecido. você tá precisando de um pão com mortadela?

  • Vc ta mais pra ser o pai da estupidez. Aliais sao gente desse tipo que se manifesta en rua ..mas pela baguca do que pelo direito se fosse pelo direito faria uma enorme marcha ate brasilia buscaria o direitio…mais aqui e o brasil..carnaval .sap sap.narco ..e muita sacanagem …ta no dna da nação ..tudo isso q acontece.e foda

  • Mailton Ramos,

    Não sou de esquerda, entretanto, achei interessante seu texto.

    Não existe golpe, apenas o fiel cumprimento da lei, as pessoas não sabem o que falam, pois não detém nenhum conhecimento a respeito dos procedimentos legais. Os operadores do direito sabem que não há nenhuma ilegalidade em investigar essa quadrilha institucionalizada. O problema é que essa quadrilha é capaz de tudo para não sair do poder, inclusive, chamar de golpe as investigações legítimas sobre os crimes cometidos. É NORMAL OS CORRUPTOS NÃO QUEREREM SER INVESTIGADOS, AFINAL, NINGUÉM QUE IR PARA A CADEIA E NEM PERDER A TETA QUE ALIMENTA TODOS QUE ESTÃO NO PODER.

  • LULA É INOCENTE, UM POBRE TRABALHADOR APOSENTADO PORQUE PERDEU UM DEDO, SEUS FILHINHOS AMADOS SÃO TRABALHADORES HONESTOS E COM CARTEIRA ASSINADA E RECEBEM UM SALÁRIO MINIMO FEDERAL, ESQUECI ELES GANHARAM NA MEGA SENA DA VIRADA E MONTARAM FIRMAS QUE FORAM AGRACIADAS EM MUITOS REAIS KKKKKK
    DILMA COITADA NÃO SABE DE NADA RSRSRSRSRSRS

    E EU SOU O PAI DO PAPAI NOEL.

  • Eu posso até concordar que houve exageros por parte da Lava-Jato. Agora, afirmar que está operação é culpada pela crise econômica que assola este país é no mínimo uma ingenuidade ou má fé. Qualquer indivíduo que minimamente conhece economia sabe que o problema foi causado pela política econômica desenvolvimentista a base de crédito iniciada pelo PT em resposta a crise de 2008. Então, não venham com esse papo que a Lava-Jato ou a China são culpados pela crise em nosso país.
    Outro ponto que é ridículo neste artigo e em discursos de petistas é essa história que só tem direito de protestar que é “pobre” ou como afirma o texto “o povo de verdade”. Vocês já pararam pra ouvir o que estão escrevendo? Ou é só para inflar os ânimos da militância?

    • se nos governos anteriores de outros partidos eu me indignava com a falta de atitude da Justiça em torno das corrupções denunciadas e não investigadas, agora com esta perseguição deste Juiz parcial e tendencioso, acabei de confirma minha falta de confiança e até um certo medo do Judiciário me dá arrepios ver um justiça tão corrupta. e se acham..se vestem com a toga e pensam que são deuses…mas só que não

Deixe um Comentário!