Blog do Mailson Ramos Mídia

A mídia se ocupa com Lula para desviar focos

A mídia se ocupa com Lula para desviar focos

A mídia se ocupa com Lula para desviar focos – Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

A mídia, além de desgastar a imagem do Lula, precisa também desviar o foco de assuntos que os brasileiros não podem e não devem discutir. É a primazia da agenda.

Enquanto lança holofotes sobre o Lula, a mídia tenta nos fazer esquecer que Eduardo Cunha está livre, que em São Paulo se surrupia merenda em esquema de cooperativas dentro do governo Alckmin, que a mansão dos Marinho, em Paraty, está em nome de offshores envolvidas na Lava Jato. No fundo, poucas pessoas percebem que isso é um escancarado desvio de foco.

A informação está detida nas mãos de poucas famílias que formam este monopólio nefasto de comunicação no Brasil. A mídia sabe o que publica, utiliza as doses certas de astúcia e má fé, direciona a produção de conteúdo e sentido para que se entenda ou se aceite aquilo o que ela quer.

Pensar que cada um de nós é instrumento neste circo midiático – seja produtor, consumidor ou prossumidor* de notícias – nos faz entender como Eduardo Cunha, por exemplo, continua passando ileso diante das faces obcecadas por Lula ou Dilma.

O noticiário recria ojerizas dia após dia. A dissimulação está tão entranhada nas matérias jornalísticas que já não se pode observar o rosto do âncora sem perceber no fundo de sua voz e na ânsia de suas expressões a manipulação escancarada.

Nenhum outro jornal no mundo publicaria irrelevâncias editoriais como fez a Folha de S.Paulo ao contar quantas vezes o Lula foi ao sítio de Atibaia ou quantas caixas de isopor ele levou até lá. Com o mesmo critério de superfluidade, estrelou em capas de jornais a horta de D. Marisa, bem como o seu iate de latão.

O jornalismo político, em busca de escândalo beira a futilidade típica dos noticiários dos famosos, aqueles suplementos televisivos que se fizeram informando, por exemplo, que a atriz atravessava a rua. Basta dizer respeito ao Lula e as noticias, independente do conteúdo, são publicadas sem mais.

A mídia ainda sustenta a sanha de alguns por luzes e holofotes. Não faz muito tempo um promotor de justiça resolveu dizer a Veja que o Lula estava sendo investigado por ocultação de patrimônio no caso do Edifício Solaris.

Nem mesmo a defesa do ex-presidente sabia daquela investigação.

A relação entre o judiciário e a mídia é tão promíscua quanto asquerosa. Aqui no Brasil é extremamente normal ver um juiz e um jornalista posando numa mesma foto com todos os dentes arreganhados. O riso não precisa ser explicado quando se sabe que os dois, em atribuições e esferas diferentes, defendem a mesma ideologia.

Jornalistas e juízes com propensões ideológicas que envergonhariam a República das Bananas.

E enquanto os amigos leram este artigo, Cunha permaneceu mais dez minutos livre, achincalhando as nossas dignidades e ainda presidente da Câmara.


*Prossumidor (prossumer em inglês) é um neologismo criado pelo renomado escritor Alvin Toffler e quer dizer “consumidor que gera conteúdo”. Aqui se aplica a quem produz e consome notícias.

2 Comentários

  • Liga não! liga não! Eles estão pensando que estão °mandando° mas não perdem por esperar! Hoje, boa parte da grande massa que foi manipulada a um ano atrás, já não se engana mais! Haja visto o esvaziamentos pró derrubada da Dilma, insuflados por esta corja! Eles estão pensando que é o “zé povinho de 1964 é a mesma. Hoje, a grande massa está linkada!
    Náquela época, os “Coronéis” mandavam e desmandavam! Havia muito voto de CABRESTO e nem todas as mulheres votavam. Hoje o Brasil mudou, e mudou prá melhor! A média intelectual é bem mais elevada e temos muitas delas em destaque nas emprêsas públicas e principalmente privadas!
    Esse pseudo descontentamento foiapenas um “prolápso reácionário” que logo se esvaíu! Muitos dos que se deixaram levar, nem sabiam do que se tratava e os poucos que “sabiam”, não sabiam por quem substitui-la. Foi muito mais um Sonho golpista induzido por esta CORJA! Em perdidas tardes de Domingos de Sol. Foi Muito mais isso, do que própriamente conscientização ou desejo de mudança, ou si quer, quebra de regime! Muitos d’áqueles, PERDERAM SEUS EMPREGOS Ou VÃO PERDER!
    E PERDEREMOS TODOS E MUITO MAIS, SE ESSA DISTORÇÃO DA VERDADE, NÃO PARAR!
    Por outro lado foi bom, para acordar o País, mostrar as FUÇAS de quem são e o que querem os verdadeiros e ainda impunes GOLPISTAS E LESAS-PÁTRIA!
    Não se enganem, eles estão se precavendo. Já perceberam o monte de Canais da “RÊDE ESGÔTO DE TELE-VIDÃO” com diferentes nomes ou símbolos? E as AVES DE RAPINAS, HEIN? FANTASIADAS DE DÓCEIS PÁSSAROS BICUDOS COM BELAS PLUMAGENS OU “FALSOS DISCURSOS APELATÓRIOS”. TÁ TUDO QUIETINHO! ESCONDINHOS PARA DAREM O BOTE NA HORA CERTA! MAS SE RNGANAM! Podem se disfarçar, engabelar e enganar Como CAMALEÕES e COBRAS PEÇONHENTAS!
    SÓ FICAREMOS LIVRES DESTAS CORJAS, QUANDO OS ENCURRALAR-MOS E ESMIGALHAR-MOS SUAS CABEÇAS!
    SÓ ASSIM, É QUE TEREMOS PAZ E UM BRASIL JUSTO HA CRESCER E SE MULTIPLICAR PARA TODOS E NÃO TÃO SÓMENTE PARA ELES!
    ÔLHO VIVO HEIN? ÔLHO VIVO QUE, QUADRUPEDE NÃO SOBE ESCADAS! MAS, LADRÕES, CRAQUEIROS E FUMACEIROS SOBEM, ATACAM, SE ESCONDEM E DESFRUTAM!

Deixe um Comentário!