Notícias

Jorge Furtado: perseguição a Lula é tentativa de enfraquecê-lo

Jorge Furtado: perseguição a Lula é tentativa de enfraquecê-lo

Jorge Furtado: perseguição a Lula é tentativa de enfraquecê-lo – Foto: Eduardo Seidl

Cineasta traçou um paralelo sobre a perseguição aos presidentes trabalhistas Getúlio e Jango até chegar ao Lula. Tentativa é para enfraquecer o ex-presidente até 2018.

Nunca houve uma perseguição política contra um homem público como a que a direita e sua mídia estão fazendo agora contra Lula. O objetivo é só um: tentam enfraquecê-lo para a eleição de 2018 quando pretendem, pela quinta vez, retomar o poder que perderam em 2002.

Getúlio e Jango, outros dois presidentes que desagradaram interesses da elite brasileira (aumentaram o salário mínimo, protegeram a Petrobras dos interesses americanos, etc.), sofreram perseguição semelhante em 1954 e 1964, mas na época os jornais, rádios e tevês falavam sozinho e foi mais fácil e rápido derrubar os presidentes democraticamente eleitos.

A resistência contra um golpe de estado hoje seria bem maior. O fato de Lula ser um sobrevivente do apartheid brasileiro, sem a vocação suicida de um fazendeiro rico e deprimido como Getúlio, e a memória da tragédia da ditadura militar que sucedeu Jango, sugerem que desta vez a direita terá que voltar ao poder pelo voto.

Por isso a campanha midiática contra Lula é tão importante e de intensidade inédita. A notoriedade que hoje dão às decisões de um juiz medíocre de primeira instância em Curitiba e sua turma de policiais e procuradores tucanos é parte deste espetáculo grotesco, onde a imprensa de direita é, mais uma vez, a protagonista.

Aparentemente, a campanha está funcionando. Cresce o número de midiotas – leitores sem tempo para ir além dos telejornais e das manchetes da velha imprensa, onde pouco jornalismo sobrevive – que acreditam que Lula cometeu vários crimes, embora eles não saibam citar nenhum, se perguntados.

Os midiotas também não sabem em quem pretendem votar, não tem projeto algum para o país, não são a favor de nada ou de ninguém, são apenas “contra o Lula” e “contra o PT”.

Você não verá midiotas defendendo os políticos de oposição, até porque as opções são tão frágeis que eles sonham com a invenção de algum novo Collor, como Joaquim Barbosa, a tempo de enfrentar Lula ou algum candidato apoiado por ele – Ciro Gomes, por exemplo – antes de 2018.

Esta lógica, votar em “qualquer coisa menos o PT”, já produziu aberrações como Ivo Sartori, o desgovernador do Rio Grande do Sul. Se a midiotice tem poder suficiente para provocar estrago semelhante no país, descobriremos em 2018.

* Artigo inicialmente publicado no perfil de Jorge Furtado no Facebook no dia 11 de fevereiro de 2015.

** Jorge Furtado é cineasta

Da Agência PT de Notícias.

4 Comentários

  • Mais um dos que mamam nas tetas da Lei Rouanet…. e agora vem defender o indefensável, para não perder a boquinha. Chamar o ladrão-mor do país de “sobrevivente do apartheid brasileiro” é muito engraçado mesmo. Não existe “direita” nem “esquerda” no Brasil, seu puxa-saco. O que existe é um bando de ladrões safados de um lado e o povo brasileiro cansado disso tudo, do outro.

  • Agora vão chamar o Jorge Furtado de “Pão com mortadela” . Uma vez que esse é o jargão favorito dos midiotas ledores da Veja e imundícies dessa linha.

  • Caro Jorge vc foi feliz na sua colocação….é revoltante o que este Ju´z, se é que podemos chamá~lo assim pelo que esta fazendo, será um fato histórico… é tão evidente a perseguição que nem procura disfarçar…protegido por uma mídia ultrapassada e aplaudida por pessoas sem nenhuma informação que valha a pena considerá-los…por isso só sabem agredir, humilhar e desprezar o governo que faz oposição a eles…pois não tem argumento concreto algum……ao mesmo tempo que é revoltante chega a dar pena desta classe manipulada

  • Acabei de saber que vc é filho de militar que foi assistente do Gal Geisel e de deputadado Rio grandje do Sul, pela ARENA. Pelo que eu soube , seus pais nunca negaram sua historia. Vc foi criado e sustentado pela Direita, mas não aprendeu nada, né? Corrompeu-se e está defendendo LADRÕES E ASSASSINOS. Tdos saberão como vc écorrupto e meça as suas palavras quano FALAR DO JUÍZ SERGIO MORO. G

Deixe um Comentário!