Nossa Política

Folha: o sítio frequentado por Lula tem lago com pedalinho

Folha: o sítio frequentado por Lula tem lago com pedalinho
Folha: o sítio frequentado por Lula tem lago com pedalinho – Foto: Jorge Araújo/Folhapress
O pedalinho no lago e uma miniatura do Cristo no sitio de Atibaia visitado por Lula viraram notícia na Folha. É isso o que chamam de jornalismo?

O que é a notícia? O dicionário Houaiss diz que é a “informação a respeito de acontecimento ou mudança recente; nova, novidade”. Pois a velha mídia transformou a notícia no que há de mais irrelevante para os meios de comunicação em nome de perseguições políticas.

“Um lago com pedalinho de cisne e uma miniatura do Cristo Redentor decoram o sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia, interior de São Paulo”. É o topo da matéria da Folha que se esmera em transformar coisas banais em espetaculares, fatos corriqueiros em notícias, para eles, estarrecedoras.

Abaixo deste introito “espetacular” a notícia requentada de que a propriedade está sendo investigada. E não sem antes determinar a metragem, as reformas, a compra do barco de lata de R$ 4.126, a Folha determina que “em vista aérea, é possível ver que o sítio é cercado por uma densa vegetação”.

Não há mais o que publicar sobre este fato, entretanto, a imprensa insiste em resgatar detalhes os mais frívolos.

Qual será a nova matéria? Que a ração dos cisnes é importada da Dinamarca?

2 comentários