Brasil Economia Notícias

O Brasil está entre os 10 maiores cotistas do FMI

O Brasil está entre os 10 maiores cotistas do FMI

O Brasil está entre os 10 maiores cotistas do FMI – Foto: Reprodução

A marca histórica demonstra que o Brasil tem uma economia resiliente; nos últimos doze anos não precisamos passar a canequinha no FMI.

Já se foi o tempo em que o FMI ditava os juros e praticamente dirigia a economia do país.

No Estadão:

Pela 1ª vez na história, Brasil passa a ficar entre 10 maiores cotistas do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que as condições para a implementação da esperada reforma de cotas foram satisfeitas e os países emergentes vão ganhar poder na instituição. O Brasil passar a ficar, pela primeira vez na história, entre os dez maiores cotistas do FMI, criado em 1944 e formado por 188 países-membros.

Outro fato inédito na história do Fundo é que quatro emergentes estarão entre os dez maiores cotistas. Além do Brasil, China, Rússia e Índia ganharam força na instituição. Os Estados Unidos seguem como os maiores cotistas do FMI, seguidos por Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália. “A histórica reforma de cotas e de governança se torna efetiva”, afirma o comunicado do FMI.

Com a reforma, no ranking projetado de maiores cotistas, a China fica em terceiro lugar e o Brasil em décimo. O Brasil tem atualmente 1,396% das cotas do FMI e 1,72% do poder de voto. Com a reforma, a projeção é de que o país tenha 2,32% das cotas e 2,22% do poder de voto. Os Estados Unidos devem ter ligeira redução na participação nas cotas, de 17,6% para 17,4%.

A reforma de cotas, um desejo do governo brasileiro e de outros emergentes, começou a ser discutida em 2008 e foi aprovada pelo FMI em 2010. Desde então, vinha sendo seguidamente barrada no Congresso dos EUA, mesmo com apoio declarado do presidente Barack Obama. A razão é que os republicanos, que dominam a casa, não queriam gastar mais recursos e comprometer o orçamento do país e por isso vetavam a reforma. Além de aumentar o poder de voto dos emergentes, os países-membros terão que fazer um aporte no Fundo, que vai dobrar sua capacidade de empréstimo, para cerca de US$ 660 bilhões.

Em dezembro, inesperadamente o Congresso dos EUA aprovou o orçamento para o ano fiscal de 2016 sem vetar a reforma do FMI. Com isso, a mudança pode finalmente sair do papel. “Essa reforma vai assegurar que o Fundo seja capaz de melhor representar as necessidades dos países-membros em um ambiente global em rápida transformação”, afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, no comunicado.

Com as condições da reforma satisfeitas, os países-membros terão que desembolsar os recursos necessários para a ampliação do poder de voto. A expectativa do FMI é que esse processo seja concretizado em um mês.

Um dos argumentos do governo brasileiro, defendido pelo então ministro da Fazenda, Guido Mantega, era de que os emergentes ganharam peso na economia mundial nos últimos anos, mas não em organismos multilaterais como o FMI. Por isso, no caso do Fundo, países economicamente menores que o Brasil, Índia e China, como a Bélgica e Holanda, tinham maior poder de voto.

2 Comentários

  • …Isso os “PSDBostas e seus GLOBabacas, GLOBOportunistas, GLOBETES, GLOBotários ou ZUMBIS! Manada Estúpida! Manipulável! Nāo admitem o legado e fracassado, entreguista governança Tucana em todas as esferas deste País. (LEIAM A PRIVATARIA TUCANA, é revoltante!). Nāo fizeram nada de bom, só ROUBARAM, e muito!
    Essa mesma “Rêde Esgoto” que tentou falsear a vitória do Brizola junto com esse famigerado “IBOSTA!” Brizola, naquela época já queria auditar à dívida externa brasileira. Só por aí dá pra sentir o muito e a quanto tempo somos roubados, ele disse isso logo após a abertura Democrática recém egressa de governança militar, (50 Anos, hein…?) E nada foi apurado! Tudo pago pela “VIÚVA, ou nós os otários de sempre”. Do péssimo ensino, do falido INSS, (na época o então o gordo ministro “DEOFIM”. Transferiu grandes recursos do INSS”). Dos péssimos caros, fetidos, chaqualhantes transportes “públicos” mas privado! Da falta de segurança pública e principalmente privada. Dos grandes riscos endêmicos atuais!
    Todos os Países do mundo reconhecem e valorizam a inclusão social, a queda na mortalidade infantil, a valoração das classes “C e D”. O pagamento da famigerada dívida externa, de LULA Prá cá!
    Só mesmo sendo muito Imbecíl ou Acéfalo para não reconhecer isto! Problemas há e onde houver erros, PUNIÇÃO! Mas onde não os há? Azeredo PSDB (EX-ARENA), foi condenado! (Ufa! Pelo menos um! Tomara que seja, só o primeiro! A fila é Grande!)
    O mal São estas malditas alianças, vem corrupto, VENAL de tudo quanto é partido. “Só mudam as cores, essas “Varejeiras” voam livremente, “pra quem dá mais! Ou se não pagar, voto contra! E assim que desovaram e apodreceu boa parte do PT! ” É só vê a “podre base aliada” ou os próprios integrantes do PT, a maioria É petista da última hora, peemedebistas esses então, são “Or Concur”. É o partidão dos oportunistas, dos boquinhas, só andam nas abas desde o tempo da ditadura militar, eram MDB adicionaram o “P” virando PMDB (“P” de Filho da… É, o tempo mostrou que sim! Vejam só a última do nosso VICE, é ou não é pra revoltar!)
    Por isso com todos os erros e acertos.
    LULA JÁ!
    LULA LÁ em 2018!
    PROCESSO NELES! Sem dó, nem Piedade! Sem perdão! Essa cachorrada insensata, irresponsável e oportunista, jogou o BRASIL na mais absurda recessão. O inconformismo capitâneado por esse Playbosta, riquínho “NÉSCIO Néver”. Acostumado em ser atendido em seus medíocres caprichos, não se conformou com sua derrota! E através destas “Mírdias da CASA GRANDE” ainda acredita que quase ganhou! Se esquece que nas eleições a “grande massa” estava desprevenida e foi facilmente manípulável e éra bem maior! Hoje mudou (vejam as últimas do natimorto PRÓ-IMPICHIMAM ). Reduziu muito! Alguns ainda se deixaram manipular! Mas agora, estāo sentindo as consequências de seus ESTÚPIDOS VOTOS AO “NÉSCIO NEVER”! Prá cima deles trabalhadores e verdadeiros construtores desta nação!
    “Os cães latem e a caravana passa!” Lembre-se tudo que não mata, fortalece! Contamos contigo!
    Avante LULA!

Deixe um Comentário!