Notícias

Lula presta esclarecimentos à PF sobre MPs

Lula presta esclarecimentos à PF sobre MPs

Lula presta esclarecimentos à PF sobre MPs – Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O Instituto Lula divulgou nota sobre o depoimento do ex-presidente Lula à Polícia Federal. Lula falou sobre duas MPs: 471/2009 e 512/2010.

Lula esclarece edição de MPs à Polícia Federal

O ex-presidente Lula esclareceu hoje (6/01) à Polícia Federal que as Medidas Provisórias 471/2009 e 512/2010 foram editadas em seu governo para promover o desenvolvimento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sem favorecimento a qualquer setor. Lula prestou informações ao delegado Marlon Cajado, na sede do DPF em Brasília, colaborando, como sempre faz, para esclarecer a verdade. O ex-presidente não é investigado e nem mesmo testemunha no inquérito.

A MP 471/2009 prorrogou, de 2010 até 2015, incentivos fiscais concedidos desde 1997 e 1999 a indústrias automotivas e de autopeças instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País e foi aprovada por unanimidade no Congresso. A MP 512/2010 estendeu os incentivos a novos projetos destas indústrias, com exigência de novos investimentos em tecnologia e inovação.

As duas MPs geraram dezenas de milhares de empregos de qualidade em sete parques industriais na Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Goiás. Ambas resultaram de reivindicações e diálogo com lideranças políticas, governadores, sindicalistas e empresários, amparadas em exposições de motivos ministeriais que levaram em conta a geração de empregos, renda, incorporação de tecnologia e arrecadação para os Estados em decorrência dos incentivos federais.

Lula não era mais presidente da República em 2013, quando o Congresso Nacional acrescentou emenda parlamentar à MP 627 relativa à tributação de empresas no exterior, emenda esta que prorrogou os incentivos regionais de 2015 para 2020.

Em 1o de outubro de 2015, o jornal O Estado de S. Paulo tentou vincular a MP de 2009 a um contrato assinado em 2014, cinco anos depois, entre a empresa LFT Marketing Esportivo, de Luiz Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, e o escritório Marcondes e Mautoni, investigado na Operação Zelotes, que originalmente apurou favorecimento a grandes empresas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Os jornalistas estão sendo processados por Luís Cláudio.

Três semanas depois, o escritório da LFT foi alvo de uma operação busca e apreensão, solicitada por dois procuradores da Zelotes e autorizado por uma juíza substituta de Brasília. A ação foi considerada desproporcional e ilegal pela desembargadora federal Neuza Alves, do TJDF. O inquérito das MPs foi arquivado sem indiciar Luís Cláudio Lula da Silva.

O delegado Marlon Cajado abriu novo inquérito e foi neste procedimento que Lula prestou informações. O ex-presidente negou que a edição das Medidas Provisórias ou qualquer outro ato de seu governo tenha relação com o contrato entre as empresas Mautoni e LFT.

A data e o horário do depoimento foram definidos pelo delegado Cajado com os advogados do ex-presidente em dezembro passado.

1 Comentário

  • É isso aí. Quem não tem nada a esconder, parte para cima dessas invencionices destes Calhordas, dessas TUCANAGENS, DESSES “PSDBostas, DEMerdas e toda miuçalha partidária nanica e oportunistas, não perdem por esperar. A hora tá bem próxima, assim que a poeira baixar! Então veremos se suas “verdades”, são verdadeiras e se a JUSTIÇA É JUSTA! Só que queremos é que o “PAU QUE BATEU MUITO EM CHIQUINHOS BATAM COM FORÇA NOS FRANCISCOS enrricados com dinheiros públicos “, TOMARA que sejam TÃO JUSTOS E ISENTOS como querem nos fazer crer! Ou será que PAU que bateu muito nos CHICOS virará gaveteiros abarrotadas de CPItza como sempre foi na ÉRA TUCANA. DOS EMPOLADOS BICUDOS, MULTICOLORIDOS “NÉSCIO NEVER, FERRANDO ENRRIQUECENCENDO OS CARDOSOS, GERANDO ALQUIMerda, ZEZÉ SERROTE ou VAMPIRÃO pra quadrilhada , “Tido a época COMO O MELHOR Ministro da Saúde”, ao qual muito devemos, pela disseminação nacional do Aedes aegipt. Restrito à época ao RJ, em 2001. Mas em sua “SÁBIA” decisão. Demite todos os 6000 Recem contratados Mata-Mosquitos, ato continuo em 2002, tivemos só no RJ, 207.521 casos de dengue, com 63 mortes foi o grande surto da época. Hoje multiplique por 15 ou mais para todo Brasi e agora evoluindo para Micro-Encefalia! Esse CRIMINOSO tinha que estar PRESO! Com todos seus bens confiscados! Incomunicável! Inafiançável! Sem progressão de pena ou visitas festivas! E pior que este “Serial-Killer” continua matando, roubando, destruindo vidas e famílias brasileiras.
    É assim que deveria ser para todos os políticos Venais, Corruptos, Ladrões! Teriam que ser responsabilizados por seus atos e decisões mesmo após deixarem seus cargos.
    Indenizando ao País e suas vítimas com seus patrimônios e com suas liberdades. Tá na hora de exterminar essa RATATUIA esse CALIFADO TERRORISTA DE LADRÕES, DE LOBOS TRAVESTIDOS DE OVELHAS! CADEIA NELES!!!!
    IMPARCIALIDADE FORÇA JOVEM, IMPARCIALIDADE!!! Vocês viverão mais que estas VELHAS RAPOSAS E SUAS CRIAS!
    Façam uma Justiça JUSTA!
    Façam um NOVO BRASIL! Sem esses CALHORDAS! LADRÕES
    Para todos esses LADRÕES , CADEIA, CADEIA E SOMENTE CADEIA, NÃO MAIS NA POLÍTICA !
    Façam um NOVO BRASIL para os brasileiros escrito com “S” e não com “Z” desses LESA-PATRIAS ENTREGUISTAS!
    O que mais me surprende é que no Brasil estes MERDOLÍTICOS, mudam de partidos, de títulos e de cargos. Lá fora, se matam, são prêsos, são EXECUTADOS! Mas Aqui, PERENIZAM-SE.

Deixe um Comentário!