Nossa Política

O Lula é a liderança que o FHC jamais será

O Lula é a liderança que o FHC jamais será
O Lula é a liderança que o FHC jamais será – Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Screen

Hashtag #LulaEuConfio vai ao topo do trending topics do Twitter. Uma boa demonstração de que a militância não vai deixar a Lava Jato achincalhar o Lula.

Durante a campanha eleitoral de 2002, o então candidato Lula disse que conhecia as dificuldades dos estudantes brasileiros; sabia que muitos deles não tinham livros, merenda, transporte.

E resolvi me questionar: como o Lula, sem ter estudado, sabia das dificuldades dos estudantes? Um professor do ensino médio tirou a dúvida. Lula sabia das dificuldades justamente por não ter estudado.

Era simples.

Quando ouvia aquelas palavras ditas por um nordestino arretado que enfrentou todos os desafios da vida para se tornar uma liderança incontestável, não podia mais duvidar que ele mudasse o país. Tinha de acreditar nas promessas para a educação.

E uma delas ele cumpriria alguns anos depois. Naquela época os estudantes do ensino médio não tinham acesso a livros didáticos, de modo que era preciso fazer cópias das obras originas.

Mais tarde, vi alunos se queixarem de carregar muito peso nas mochilas porque os livros eram pesados. Dizia sempre a eles que teria o maior prazer do mundo em carregar meus livros para a escola, por mais pesados que fossem. Não pude. Mas a ideia de política coletiva é essa. Nem sempre quem reivindica obterá o resultado, mas se há resultado, valeu a luta.

Num tempo em que a merenda dos alunos do ensino fundamental era divida com os alunos do ensino médio, tirar cópias era mais que um sacrifício.

O tempo passou e houve uma sensível melhoria na vida dos estudantes brasileiros.

Conheço uma geração que cresceu fazendo provas do ENEM e concorrendo a várias vagas nas universidades sem ter que se desdobrar para fazer quatro ou cinco vestibulares em universidades diferentes.

Esta é a geração que não conheceu as portas fechadas para a universidade. Basta estudar. E as chances são infinitamente maiores do que aquelas que o Lula teve.

É por isso que o Lula tem pagado caro nas mãos dos seus detratores. Porque o FHC é sociólogo, mas não abriu uma universidade pública.

2 comentários