Notícias

Voto impresso: de volta o modelo arcaico

Voto impresso: de volta o modelo arcaico

Voto impresso: de volta o modelo arcaico – Crédito: Antônio Cruz/ABr

 

Voto de papel para conferir o voto eletrônico. Estamos regredindo ao tempo das urnas de madeira e das cédulas, dispositivos arcaicos e onerosos ao Estado. Cai o veto da Dilma e 1,8 bilhão sai do erário.

O veto da presidenta Dilma Rousseff ao voto impresso para o caso de conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5.735/13), foi derrubado pelos deputados em sessão do Congresso Nacional. Foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto.

Ao ser votado pelos senadores, eles mantiveram a decisão dos deputados. Com a derrubada do veto, o texto vetado pelo governo será reinserido na Lei 13.165/15, da reforma política.

A matéria prevê o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.

Leia também: Após auditoria, ministros do TSE rebatem PSDB

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o impacto da nova regra será de cerca de R$ 1,8 bilhão nas próximas eleições. A medida levará à necessidade de impressão de cerca de 220 milhões de comprovantes, levando-se em conta o comparecimento nas eleições de 2014 e os dois turnos de votação.

A proposta estabelece que, assegurado o sigilo, o voto impresso será depositado de forma automática em uma urna lacrada após a confirmação do eleitor de que o papel corresponde às suas escolhas na urna eletrônica.

Na Câmara, o veto foi derrubado por ampla maioria. Foram 368 votos favoráveis à derrubada do veto e 50 contrários, com apenas uma abstenção. Já no Senado, o placar foi de 56 votos pela derrubada e apenas cinco contrários. O texto vai à promulgação do Congresso Nacional, que comunica a Presidência sobre a decisão.

Com informações de agências.

base10

2 Comentários

  • Modelo arcaico? tu quis dizer modelo CONFIÁVEL!
    Essa urna eletrônica do brasil, só no brasil mesmo que existe! É uma piada em todo o mundo a nossa “democracia”! Quero ver agora se o papel impresso poderá MESMO ser conferido!

  • Coisas de Aecin do PÓ, esse retrocesso e seus correligionários BODINHOS, que são só oposição a nivel quaze de morte, agora imaginem eles no governo federal, do são capazes, contra o povo e contra o país.

Deixe um Comentário!