Blog do Mailson Ramos

O que Aécio precisa aprender com Scioli?

O que Aécio precisa aprender com Scioli?

O que Aécio precisa aprender com Scioli? – Crédito: ABr

 

Bom perdedor, Scioli telefonou para Macri e o felicitou pela vitória; depois convidou o candidato eleito a fazer a transição de governo. Aprende Aécio!

As eleições presidenciais argentinas foram decididas por pouco mais de 700 mil votos; o candidato derrotado Daniel Scioli telefonou para o presidente eleito, Mauricio Macri e o felicitou pela vitória. Assim são os candidatos que sabem perder e assim é uma democracia estável – ainda que a Argentina, assim como o Brasil, tenha vivido uma recente ditadura (1966-1973).

Os argentinos pelo menos venceram o monopólio da mídia com a Ley de Medios. Aqui os poderosos grupos de mídia fazem corporativismo e se defendem de mecanismos democráticos – e mais simples – como a Lei do direito de resposta. Não somos a democracia amadurecida porque temos uma mídia viciada e uma agenda conservadora que solapa o direito popular desde Vargas.

No Brasil, o candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais ainda tenta ascender ao poder; jamais reconheceu a vitória de sua adversária (diferença de mais de 3 milhões de votos). Isso nos dá embasamento para dizer que Aécio Neves é um péssimo perdedor, um conspirador, um percalço no caminho de um governo eleito democraticamente.

O Brasil não precisa de um candidato derrotado que transforme o mandato de seu adversário vencedor numa campanha eleitoral de quatro anos. Precisávamos de um Scioli com a capacidade de trabalhar pelo país. Os kirchneristas farão oposição ferrenha ao Macri, mas com certeza por lá não farão valer a cantilena do impeachment sem base jurídica.

Deixe um Comentário!