Blog do Mailson Ramos Notícias

O que pensa um trabalhador sobre a política?

O que pensa um trabalhador sobre a política?

O que pensa um trabalhador sobre a política? – Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

 

Há poucos dias travei um diálogo com um vizinho. Trabalhador e homem simples, sem muita instrução, ele mostrou que pode entender de política quanto qualquer especialista.

Há poucos dias conversava com um vizinho sobre o cenário da política nacional. Iletrado, mas muito atento aos sinais emitidos pelos amigos no trabalho, pela televisão e, sobretudo pelo vai-e-vem das informações nas ruas, ele afirmou:

“Estão querendo derrubar o Lula antes de 2018”.

Resolvi fustigar o assunto e perceber como pensa o brasileiro simples, o trabalhador humilde, aquele que carrega o peso da nação nas costas.

Depois das pesquisas de popularidade, é muito comum pensar que toda a população está descontente com a presidenta da República e com o seu governo.

Mas as palavras deste amigo foram categóricas:

“A Dilma está aí porque nunca existiu política como a do PT. Nunca vi pobre ter espaço como tem agora. Nunca vi comprar as coisas que compra. Meu filho está aí. Se ele quiser fazer uma faculdade, vai fazer porque hoje tem condições”.

O povo não é bobo.

O martelo midiático já não sibila como em outros tempos; se ele envenena as classes mais abastadas, não consegue envenenar de todo o mais humilde.

O brasileiro ainda é extremamente desinformado.

Os jornalões trabalham com este sistema de desinformação em que as manchetes já servem para provocar um estardalhaço.

E o que acontece com Lula e Dilma são exemplos pontuais da macabra operação da mídia para deslegitimá-los.

Somente assim é possível descaracterizar o avanço social dos últimos anos e provocar uma fissura relacional entre as classes.

Sobre o desgaste entre elas, meu vizinho disparou: “Essa briga entre ricos e pobres sempre existiu. Mas antes o pobre se colocava em seu lugar, sem prestígio. Hoje a capacidade do ‘peão’ de concorrer com o mais rico é a mesma. Quando é que um rico pensou ter ao seu lado um pobre num avião? Nunca”.

O brasileiro sabe que a crise econômica tem um forte apelo político e que a guerra entre Congresso e governo acaba prejudicando o país. Mas de modo geral não se desgasta com isso.

Falei sobre a sonegação de impostos das grandes empresas, especialmente aquelas envolvidas na Operação Zelotes.

O povo sabe quem salvou o Brasil da crise em 2008: foi ele mesmo, com a sua força de trabalho e com a tributação que carregou nas costas. Agora parece o momento oportuno para cobrar aos mais poderosos.

Diálogos verdadeiros como este somente a oposição não é capaz de travar, afinal de contas, eles não conhecem o Brasil.

base-banner22

Deixe um Comentário!