Mídia Opinião

De onde vem o poder de Sérgio Moro? Parte I

De onde vem o poder de Sérgio Moro? Parte I

De onde vem o poder de Sérgio Moro? Parte I – Foto: Nelson Almeida/ AFP

O que faz um juiz federal de primeira instância ter tanto poder a ponto de intimidar o STF? De onde vem o poder de Sérgio Moro? 

Artigo de Francisco Costa, em seu Facebook.


Comecemos pelos antecedentes: a origem de Moro é o município paranaense de Maringá, coincidentemente o do doleiro Youssef e do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), com os três se conhecendo de longa data.

Moro foi o juiz do caso Banestado, onde o doleiro, coincidentemente era Youssef, beneficiado com delação premiada, ficando menos de um ano na cadeia, além de terem arquivado diversos processos, investigações e indiciamentos de Youssef, por conta do acordo Moro-Youssef.

Esta foi só uma parte do escândalo, que desviou aproximadamente 20 bilhões de reais para os Estados Unidos.

Houve uma CPI, que terminou em pizza e, depois, com a privatização do banco, tudo foi abafado.

Isso no Paraná de Moro e Youssef.

Ainda no Paraná, o escândalo que ficou conhecido como Publicano, envolvendo o governador, Beto Richa e conselheiros do tribunal de contas do estado… E que caminha a passos de tartaruga.

Antes, Moro trabalhou no escritório do Dr. Irisvaldo Joaquim de Souza, quando defendeu o ex-prefeito de Maringá, Jairo Gianoto(PSDB), que, com quadrilha de empresas e servidores públicos, desviou meio bilhão de reais da prefeitura.

Claro que o doleiro Youssef e o então candidato a governador, Álvaro Dias, estavam nessa também.

Álvaro fez toda a sua campanha em jatinho fretado e pago pela prefeitura de Maringá.




O ex-prefeito foi preso, juntamente com o seu advogado, Irisvaldo. Posteriormente Moro depôs como testemunha (testemunha de defesa e advogado, cumulativamente, coisa da justiça paranaense rsrsrsrs) e os dois foram soltos (não devolveram a grana, até hoje, só meio bilhão).

A mulher de Sérgio Moro, a advogada Rosângela Woff de Quadros Moro, é advogada do PSDB e da Shell, empresa diretamente concorrente da Petrobras, interessadíssima em escândalos na empresa, depreciando-a comercialmente. É também assessora jurídica do vice governador do Paraná(vice de Richa), Flávio José Arns(PSDB-PR).

A Shell é a maior interessada na modificação do regime de partilha do pré-sal, para abocanhá-lo.

Pois foi com essas credenciais tucanas que o Juiz Sérgio Fernando Moro assumiu a chamada Operação Lava Jato, para apurar desvios na Petrobras, envolvendo políticos da situação e da oposição, com Youssef, Álvaro Dias e outros mais, velhos conhecidos de Moro, ex-clientes seus, envolvidos.

Assim como o chamado “Mensalão” nasceu para impedir a reeleição de Lula, a Lava Jato nasceu para encerrar as carreiras políticas de Lula e Dilma, além de reduzir o PT a partido pequeno.

No Paraná o Código Penal e o de Processo Penal são diferentes, onde vale o vazamento de informações que correm em segredo de justiça, de maneira seletiva, atendendo a objetivos políticos, sem que o juiz apure como isso acontece, e mais: com ele mesmo dando informações sigilosas dos autos, à mídia.

Há a não consideração de denúncias, feitas nas delações premiadas, contra amigos e correligionários seus, a começar por Álvaro Dias, Aécio Neves, Aloysio Nunes…

Há a supressão de nomes, nos autos, e até colocação de tarjas pretas sobre determinados nomes, para que não sejam identificados, como aconteceu com o nome do senador José Serra (PSDB-SP) e de outros.




Há denúncias de negociação entre o juiz e os presos, intermediadas por policiais federais, para que peçam o benefício da delação premiada e apontem nomes ligados ao governo, preferencialmente a Lula e Dilma.

Sobre o papel da polícia federal no Paraná, um adendo: só tolos e gente com problemas mentais acreditam em posição ideológica em policiais.

Das guardas municipais à polícia federal, o interesse é pecuniário mesmo.

Ao lado disso temos dois tipos de advogados na Lava Jato: os que estão reclamando que não estão recebendo os honorários, já que os seus clientes estão com os bens bloqueados, e os que estão caladinhos recebendo em dia. Deduza quais são uns e outros.

Houve prisões arbitrárias, invasão de empresas, apreensão de bens e escutas telefônicas sem autorização judicial, por iniciativa do juiz, onde salta aos olhos a prisão da cunhada de Vaccari, sob falsa alegação, sendo libertada depois, sem retratação e indenização por danos morais e cerceamento ilegal da liberdade.

A postura do juiz é de pop star, na mídia, recebendo prêmio na televisão, tratando um ex-presidente da República por Nine, escarniando de uma mutilação conseguida enquanto trabalhava, ainda adolescente…

Claro que isso tudo envolve dinheiro, muito dinheiro, vindo…

Amanhã continuo, mostrando as evidências de que é tudo muito bem articuladinho a partir da…

Está curioso(a)? Então vou adiantar: da mesa da Dona Liliana Ayalde, embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, aquela mesma que coordenou a derrubada de Lugo, o Lula paraguaio, na Lava Jato de lá, muito parecida com a nossa.


45 Comentários

  • Diz seu texto(Houve uma CPI, que terminou em pizza e, depois, com a privatização do banco, tudo foi abafado.) Agora vejamos o que aconteceu.(O relatório final da CPI do Banestado pede 91 indiciamentos de pessoas acusadas de envolvimento em esquema de envio de remessas ilegais para o exterior. O documento foi apresentado oficialmente hoje pelo relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP), e deverá ser votado na próxima terça-feira (21).) Sergio Moro não participou da CPI, não vou ficar aqui a listar todas as mentiras do texto, porque vou levar a noite toda.

  • Nunca vi tanta besteira junta!
    Lava jato e mensalão criados para fins politicos????? Eles nasceram do roubo, da corrupção, da falta de respeito pelo cidadão comum! Quer escrever? Não seja tendencioso!
    Sim, existe ifeologia em policiais sim! Eles sao testemumhas da imundice politica e muitos se indignam. Como qualquer cidadão consciente.
    Perdi meu tempo lendo esse lixo do PT.

  • Aprovo totalmente , partidos que governaram por 8 anos e venderam o País ao interesse de grandes grupos corporativos , verdadeiro crime social de lesa-pátria , criando desempregos , redução de direitos trabalhistas , redução de salarios , etc ,. Por acaso esses crimes são menores do que os crimes cometidos pelo PT ?
    Qual o juízo de valor ?
    qual a diferença entre crimes financeiros na Petrobras e os crimes sociais e crimes de entrega de exploração dos nossos recursos minerais e mercado interno aos grupos internacionais que os partidos de direita fizeram no PSDB? agora ficam se arvorando de honestos e éticos .

  • kkkkkk não acreditam no Moro e acreditam no Lula????? Como assim???? kkkkkkkkk
    Tá tudo virado. Não é um jogo de crença. Vejam os fatos. Quem escreve este texto é petista e tem interesse próprio (como diz o próprio texto). O peixe morre pela boca! Ainda existe petista, quem defenda Lula, bandido, etc???? Pelo amor de Deus…… É hilário. CHEGA GENTE! CHEGA DE CORRUPÇÃO NESTE PAÍS!

  • Embora os petistas inventem milhares de “teorias de conspiração”, o poder de Moro vem de sua competência, honestidade, do suporte do POVO e de Deus, que o colocou no lugar certo na hora certa. O pessoal do PT tem que se defender ao invés de achar que acusando outros de outros partidos os livram da roubalheira e corrupção que eles praticam e enlamearam nosso país.

  • Os grandes assassinos da história, como Mao Zedong, Joseph Stalin, Adolf Hitler, Rei Leopoldo II, Hideki Tojo e outros teriam ficado orgulhosos com o Sérgio Moro sendo um dos seus juizes. O Moro somente iria botar na cadeia or condenar a morte aqueles que aborrecerem seus patrões e seus partidos políticos.

  • Interessante coincidência. Todos os políticos citados e o juiz moro fazem parte da lista dos 110 maçons importantes do Brasil, encontrada na net.

    • O Lula precisa acreditar em algo? Hoje sabemos muito mais a fundo qual é objetivo do golpe. Ou acha que os pacotes de maldade do Temer não é parte do golpe. Ele será tão impopular, intencionalmente impopular, que ao passar o bastão para os mais bandidos ainda, eles se assemelharão a anjos da salvação… e o povo mais uma vez será ludibriado por eles e graças a mídia.

    • Mais um comentário sobre sua opinião.
      Isso que você chama de falácia está documentada nas notícias da época. Leia nos arquivos de jornais daquele tempo, por exemplo, do Banestado, é verdade. Ninguém nunca devolveu o dinheiro ou foi condenado. Todos citados eram do PSDB. A mesma coisa que passou com o Mensalão tucano, que a mídia se recusa a falar sobre, só um condenado. E de repente você nem sabia que existiu porque a mídia não fala nada sobre isso.

    • Vai ter que trabalhar, não! Uma, porque nem precisa (está rico) e outra: vai logo em cana!
      Vs acham natural o Marcelo Odebrecht preso e o Lula solto? Todos os tesoureiros PTralhas pegando cana brava, e o Lula, não sabia de nada? Não mandou nada do que foi mal-feito? Nem a Dilma? A presidanta do conselho da Petrobras nao sabia de Pasadena? V acredita em Papai Noel?
      É claro que vai acabar pegando pesado no PMDB — afinal, foram aliados do PT e Lula por todo estes anos, não?

  • O pior cego é o que não quer ver! A lava -jato foi criada com um único objetivo: acabar com o PT, através da imobilização de sua maior liderança, o Lula. A trama foi engendrada principalmente pelo partido derrotado PSDB, que representa a elite brasileira e que ne se conforma com a existência de um partido de trabalhadores. Estamos nesse vale tudo desumano, desleal, ilegal dessa força-tarefa, que conta com parte do judiciário brasileiro, inclusive o STF

  • Logo que este Juiz apareceu fazendo palanque para o candidato [ficha suja] à prefeito pelo PSDB em São Paulo já comecei a desconfiar da conduta dele. Se mocinho e bandido são rivais esta ligação entre eles é suspeita. Agora que todo mundo sabe que o foco central é o Lula e o PT isto explica o fato de que este Juiz era, é e continua sendo militante psdbista, é tipo de Kim katiguiri; pois isto repito pela “trocentésima” vez que esta Laja Jato é a campanha oficial deste partido corrupto tanto quanto o PT para 2018. E se eu estiver certo este Juiz vai ser o primeiro beneficiado com cargo no mais alto escalão do governo se o Aécio, Serra ou Alckimim forem eleitos. Esta minha dúvida vai permanecer até este dia “D”.

  • espere ai, amigo…..eu tbm creio que esta operação está sendo partidária, a partir do memento em que acusa apenas o PT e Lulistas, deixando de fora os caciques do PSDB..realmente, ai tem coisa…..mas o fato, é que o PT se emporcalhou mesmo, dai dizer que a operação foi criada apenas para derrubar o PT, isso não concordo……sempre votei no PT e não me envergonho disso…mas eles deveriam se envergonhar por terem traído a confiança do povo brasileiro, pois o PT se corrompeu por si só, está se implodindo, e não explodindo…de toda sorte, que paguem todos por seus crimes……nada justifica o PT ter permitido a quebra da petrobras….o Sérgio Moro tem sido parcial sim, soltando apenas trechos envolvendo acusações contra petistas, e preservando Aécio neves e outros mais…isso não é o que se espera de um Juiz…….entretanto, reconheçamos, não foi o juiz Sérgio Moro quem desviou bilhões e quebrou a petrobras…prtanto, importante separamos as coisas…o ladrões que paguem por seus feitos, apenas peço que todos paguem, e não apenas os petistas………..

  • Lutem pelo Brasil parem de tentar denegrir um homem que esta lutando em prol de uma causa benéfica a todos. Defendem bandeiras e partidos mais não lutam pelo básico que todo cidadão precisa.

  • A Justiça precisa começar a funcionar neste país de alguma forma. Isto é ótimo. A continuidade vai chegar nos que acham estar se beneficiando hoje ou acham que as pessoas de bem que existem no PT vão deixar por isto
    Vamos chegar sim no Aécio, no FHC, no Serra e tantos outros. Cidadão de bem sabe o que todos estes corruptos estão fazendo para o país…se o Moro estiver envolvido em maracutáia, provará do próprio remédio lá na frente. Muda Brasil em pró de todos e a Justiça é o unico caminho…

  • Bom esperemos então que o PT tenha a competência de dar tanto poder quanto o de Moro a algum outro juiz para acusar e investigar tucanos. Assim daria para fazer uma limpeza generalizada nesses dois partidos de merda. Há sim que se questionar de onde vem o poder de Moro que é incomum e suspeito; mas isso não reduz em nada as conclusões as quais a lava jato chegou; só nos mostra que há mais coisas para descobrir e pessoas para serem punidas junto com os safados do PT.

    • Não reduz para aquele que a mídia seduz. Mas se for prático e sensato, pegará a mentira no ato. Quando foi que com sua fé, a senhora visitou o site do TSE? Se o tivesse feito veria que são poucos os do PT que não poderiam ser eleitos. Compare os número, por partido, de citados da Lava Jato, de quais partidos e qual é o único que paga o pato?

  • Se os investigados tivessem uma vida íntegra nenhum juiz no mundo conseguiria condená-los.A corrupção é generalizada e o jogo de interesses é realmente muito profundo!

    • No mundo ideal, sim. No mundo da república de bananas…. se não tiver provas, cria se uma ou faz julgamento político. Se nada funcionar, mata o sujeito que resolve.

  • como acreditar em alguém?? há tanta sujeira.. nós o povo é que deveriámos governar sem representates, tínhamos que criar uma outra forma de governo, bem diferente…. sonhos…. metáfora….

    • Faltou explicar que o relator da CPI do Banestado foi o deputado federal José Mentor, do PT, que tudo fez para proteger Paulo Malluf e Henrique Meirelles. Ou seja, pretender dar cor partidária a roubalheira institucional neste País é adotar bandido de estimação.

    • É mesmo? Destruindo empresas brasileiras, gerando mais desemprego, embolsando uma porcentagem do butim…
      Que coragem? Assim como Dilma (a covarde) e a Petrobrás (o boi-de-piranha que saiu mais gordo do outro lado), eram espionados pelos EUA, é claro que todos os juízes, senadores, deputados, etc. também eram. E, como todos temos nossos erros que não queremos divulgados (o moro, principalmente), foi fácil fazer chantagem com todo mundo.
      E, então montou-se a farsa dos anos 2015/2016. Tudo para esconder os segredinhos sujos…
      Será que apenas euzinha vejo que tem alguma coisa muito errada em tudo isto??? Que tudo não passou de uma farsa, tanto de esquerda como de direita, como de centro??? Ou isso, ou morri e caí no inferno mesmo. Ou caí em um universo paralelo!!!

Deixe um Comentário!