Notícias

Informação falsa da Veja faz dólar subir 2%

Informação falsa da Veja faz dólar subir 2%

Informação falsa da Veja faz dólar subir 2% – Crédito: Lula Marques/Agência PT

 

Vera Magalhães é o nome da cartomante. Ela descobriu que Joaquim Levy carregava a carta de demissão na valise e publicou a bomba na Veja. Resultado: Dólar disparou 2% e a Bovespa desabou.

Como se sabe, o mercado vive de especulações. Na bolsa de valores as notícias positivas e negativas são pontos cruciais para o sobre e desce das cotações.

A imprensa é fundamental neste jogo; pois no final da tarde de ontem (16), na coluna Radar Online – e substituindo alguém tão mal intencionado quanto ela, a jornalista Vera Magalhães publicou a seguinte informação:

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, preparou uma carta de demissão e deve apresentar o pedido ainda nesta sexta-feira à presidente Dilma Rousseff.

O mercado ficou em polvorosa. A bolsa desabou e dólar disparou.

A coluna Radar Online, da revista Veja – aquela mesma dos jornalistas que forjam extratos de contas bancárias –, publica notícias “exclusivas” e de bastidores. Será que a Vera Magalhães teve acesso à valise do Levy?

Se o ministro Joaquim Levy pedir demissão, evidentemente não o fará com alarde. Colocará a imprensa o mais longe de sua decisão porque sabe quem são as feras.

É preciso saber como este tipo de jornalista como a Vera Magalhães tem espaço na imprensa. Ela arriscou a dizer que o “tom da carta de Levy é neutro e cordial, e pessoas próximas não descartam a possibilidade de, após conversar com Dilma, o ministro permanecer no posto por mais algum tempo”.

Como diabos esta mulher teve acesso ao conteúdo da suposta carta?

É um contrassenso pensar que uma jornalista responsável arrisque um furo com tamanha possibilidade de erro e pior: arriscando a própria economia do país em tempos bicudos como os que vivemos.

Como nada aconteceu – apesar do tombo da bolsa e do tiro do dólar –, a mesma Vera escreveu outra nota, afirmando que “Levy não entregou a carta e seguiu no cargo, mesmo insatisfeito”.

É um jornalismo às avessas.

No Twitter alguém gracejou: “ ‘Barriga’ da Veja sobre demissão de Levy faz dólar subir 2%. É o dólar mais ignorante da história: onde já se viu a Veja falar a verdade?”

base-banner22

1 Comentário

Deixe um Comentário!