Notícias

CPI da Petrobras isenta Dilma e Lula de culpa

CPI da Petrobras isenta a Dilma e Lula de culpa

CPI da Petrobras isenta a Dilma e Lula de culpa – Crédito: Lula Marques/ Agência PT

 

O parecer final da CPI da Petrobras isentou a presidenta Dilma Rousseff de culpa e afirmou que a estatal foi vítima de um cartel formado entre as grandes empreiteiras e alguns funcionários.

De O Globo:

O relator da CPI da Petrobras, Luiz Sérgio (PT-RJ), afirmou em seu parecer final, divulgado nesta segunda-feira, que a estatal foi vítima de um cartel formado pelas grandes empreiteiras do país com a complacência de funcionários da companhia. O texto do deputado não cita pedidos de indiciamento. O prazo final para a CPI encerrar os trabalhos é a próxima sexta-feira, e o relatório de Luiz Sérgio precisa ser votado até quinta.

– A mais importante conclusão dessa CPI é que a Petrobras foi vítima de um cartel de maus fornecedores com a cumplicidade de alguns funcionários – afirmou Luiz Sérgio, na leitura de um resumo de seu relatório.

Ele questionou as afirmações de que houve “corrupção institucionalizada” na companhia, tentando limitar o caso à atuação isolada de alguns dos dirigentes da companhia, citando o ex-gerente Pedro Barusco e o ex-diretor Paulo Roberto Costa.

– É questionável a tese de que houve corrupção institucionalizada na Petrobras. É injusta essa hipótese com milhares de funcionários da empresa – disse o petista.

Luiz Sérgio fez ainda ataques à Operação Lava Jato. Afirmou ser “impossível acreditar que houve rígido controle e isenção em todas as etapas”. Questionou o fato de o doleiro Alberto Yousseff ter conseguido realizar uma nova delação depois de ter descumprido os termos acertados na época do escândalo do Banestado. E afirmou ainda que há “excesso de delações premiadas” na operação e que isso pode resultar em impunidade.

O relatório também inocenta a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster.

“Registro que, nos depoimentos da Operação Lava Jato, não há menção sobre o envolvimento dos ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster ou de ex-conselheiros da estatal, como a presidente Dilma Rousseff. Também não há nos autos desta CPI qualquer evidência neste sentido ou ainda em relação ao ex-presidente Lula ou à presidente Dilma”, justificou Sérgio em seu relatório.

[…]

base-banner22

Deixe um Comentário!