Blog do Mailson Ramos

Palestra no CRIA: encontro com uma juventude promissora

Palestra no CRIA: encontro com uma juventude promissora

Palestra no CRIA: encontro com uma juventude promissora

 

Numa conversa descontraída sobre redes sociais, no CRIA, localizado no Pelourinho, encontrei uma juventude promissora.

No último sábado (12) estive compartilhando experiências no CRIA (Centro de Referência Integral de Adolescentes), através do projeto ‘Formação de Jovens Dinamizadores Culturais’, a convite preliminar de Alex Hercog. Fui fraternalmente recepcionado por André e Tássia Batista, coordenadora de Comunicação da organização. Também tive o prazer de conhecer Lissandra Pedreira que compartilharia seus conhecimentos ao longo da conversa. A temática proposta foi sobre a utilização das redes sociais e as possibilidades de crescimento existentes no ciberespaço.

Os jovens presentes foram bastante atenciosos e curiosos quanto às questões levantadas por nós e através da intermediação de Tássia e André, profissionais muito atentos e responsáveis em suas colocações. Convém dizer que a perspectiva de discussão foi promissora e envolveu todas as pessoas presentes pela importância do assunto. Os jovens dinamizadores culturais são, em aspecto amplo, responsáveis por projetos em seus bairros e estão se preparando para mobilizar suas comunidades – e especialmente outros jovens – para enfrentamento das adversidades sociais.

Foi um bate-papo descontraído sobre diversos temas como ativismo digital, política na rede, possibilidades de crescimento através das mídias e o perigo representado pela dependência a estas ferramentas de relacionamento virtual. Não é sempre que se encontra um grupo de jovens com capacidade de liderança diante de tantas adversidades enfrentadas. Por isso foi importante destacar que existem possibilidades de crescimento, de mobilização, de movimento. O CRIA tem determinado perspectivas muito positivas na vida destes jovens e é preciso referendar a iniciativa.

Apresentei os sites Nossa Política e Opinião & Contexto a fim de mostrar aos jovens que também eles têm a possibilidade de crescer, expor seus trabalhos, dinamizar as redes, serem ativistas políticos, defender a criticidades e suas ideologias. Expus meus artigos no Observatório da Imprensa, as poesias no Recanto das Letras para comprovar que com esforço se consegue alcançar um nome e uma referência entre aqueles que lutam por um país mais justo. Defendi a criatividade como forma de amplificar os horizontes. O talento daqueles jovens é demonstrado na iniciativa que eles têm de atuar, escrever, discutir, ser avesso à inércia social que acomete muita gente neste país.

Os Jovens Dinamizadores Culturais são uma referência. Há muito que se esperar de todos eles. Pude ver nos olhos de cada um a necessidade de conhecer o mundo através da arte, da educação. Estou feliz em saber que existem iniciativas como esta. E muito mais por ter compartilhado meus projetos e incutir no imaginário de cada um que sonho sonhado junto tem tudo para se realizar.

base-banner22

Deixe um Comentário!