Nossa Política » Notícias » CNT/MDA: o outro lado de uma pesquisa

Notícias

CNT/MDA: o outro lado de uma pesquisa

CNT/MDA: o outro lado de uma pesquisa
CNT/MDA: o outro lado de uma pesquisa – Crédito: Reprodução/Exame

 

Como a imprensa é a quinta instituição mais confiada no Brasil, segundo a pesquisa, muita coisa se explica do seu resultado; muito se explica do que é o martelo midiático na cabeça do brasileiro.

Os jornais publicaram hoje uma pesquisa de opinião CNT/MDA mostrando a baixa popularidade do governo Dilma (7,7% de avaliação positiva e 70,9 negativa), mas só contaram metade da história. Além dos institutos medirem o imensurável, a imprensa trata de dar aos resultados a interpretação que lhes apraz.

Todo mundo está mal avaliado na pesquisa, o que define uma crise de representatividade sem precedentes. O líder da oposição, Aécio Neves, não escapa desta crise, de acordo com os números da pesquisa.

Dilma e Aécio: 44,8% acreditam que se Aécio Neves tivesse vencido a eleição, o governo dele estaria melhor do que o da presidente Dilma Rousseff. Para 36,5%, estaria igual. 10,9% consideram que estaria pior.

Segundo os números, a maioria dos entrevistados concordou que se Aécio vencesse as eleições, a situação estaria igual ou pior. E não é apenas isso. Das instituições avaliadas com maior grau de confiança do brasileiro, a última é o Congresso Nacional: o Senado (de onde Aécio costuma se ausentar) e a Câmara dos Deputados, dirigida por Eduardo Cunha.

Leia também: Paulo Nogueira: Aécio é o pior perdedor da história do Brasil

A pesquisa mostra que na batalha da comunicação o governo ainda engatinha enquanto sofre dia após dia com o reflexo das notícias. Ainda que a atual oposição não esteja propriamente ganhando, o governo é quem sofre um desgaste constante, veiculado em todas as fontes midiáticas possíveis. Para cada pauta positiva divulgada por dia, tem uma infinidade de pautas negativas por semana dispersas em todo noticiário.

É muita pretensão dos analistas políticos achar que, em meio a uma grande crise política divulgada dia e noite pelos grupos de comunicação, um cidadão analise com benevolência uma gestão, um partido ou uma figura política. Por isso, os institutos de pesquisa medem o imensurável que é uma opinião momentânea, muitas vezes sem base analítica, sem compreensão política e alavancada muito mais pelo descontentamento do que pelo entendimento da situação.

Resumo Resultados CNT/MDA 128ª Por Nossa Política

base-banner22