NP Online » Blog do Mailson Ramos » A dupla Lula e Ricardo Stuckert
Blog do Mailson Ramos

A dupla Lula e Ricardo Stuckert

A dupla Lula e Ricardo Stuckert
A dupla Lula e Ricardo Stuckert
Um está com a câmera na mão esperando o momento exato do clique; o outro está nos braços do povo – sem interpretações ou ações previsíveis – para ser clicado.

No último dia 17/08 pude ver de perto o Lula e o seu fotógrafo, Ricardo Stuckert. Como editor do site Nossa Política e responsável por selecionar as imagens que serão publicadas nas matérias estou familiarizado com o estilo e perfil das imagens de Lula registradas por Stuckert.

Muito mais do que um registro fotográfico, estas imagens contém um simbolismo político que é muito vivo e representativo no imaginário popular: Lula está nos braços da sua gente, está cercado de pessoas que anseiam um mínimo aceno, um aperto de mão, um simples olhar.

De passagem pelo nordeste na caravana Lula Pelo Brasil, o ex-presidente realizou diversos atos e discursos. Foi clicado algumas centenas de vezes e possivelmente cada foto é impar não pela constituição das cores, formas, estilos ou perfis: são singulares porque o fotógrafo e o fotografado agem como bons parceiros.

Possivelmente Stuckert reconhece os gestos e as iniciativas de Lula quando ele está diante do povo que o idolatra. Isso não impede, porém, que momentos imprevisíveis sejam registrados como o comício de Lula em Timon, no Maranhão, em 2006, quando o ex-presidente retirou uma grade da parte inferior do palanque para ver jovens que se esgueiravam para retirar uma foto dele.

A dupla Lula e Ricardo Stuckert

A revista Tripp publicou em 2010 uma matéria sobre a relação entre Lula e Ricardo Stuckert:

“Comecei a clicar e ele falou: ‘Porra, Stuckinha. É pra fotografar o peixe, não eu’. Entende? Ele não tem essa vaidade”, conta Stuckert. “Às vezes eu é que tenho que dizer pra ele: ‘Presidente, passa um pente no cabelo’. Aí ele brinca: ‘Ah, olha o seu cabelo, vai você passar pente’. E eu digo: ‘Mas eu não sou presidente, o senhor é!’.” Ainda assim, Lula gosta de ver as fotos que Stuckert faz durante as viagens. É de praxe ele pedir um slide show com as melhores imagens para ver no avião presidencial enquanto volta para o Brasil após visitar algum outro país. “O presidente não dorme no avião. É uma pessoa superativa, quer conversar, ver as fotos, comentar as imagens…”.

Durante a passagem pelo nordeste, a dupla Lula e Ricardo Stukert vai causando impacto nas redes sociais. A imagem da ‘sarrada’ na Bahia rodou o mundo; o carro do Lula cercado de gente por todos os lados em Cruz das Almas bombou na internet. Não há dúvidas: eles formam uma dupla perfeita.