Moro pede para sair

Moro pede para sair -Nossa Política

Moro pede para sair – Foto: Reprodução

Moro percebeu que não poderá condenar Lula, tanto pelo fato de que não há provas para isto, como pelo fato de que Lula é muito maior do que ele.

Via Fernando Horta*, do Facebook:


Moro está pedindo para ser retirado da condução da Lava a Jato. Este comportamento não é novo em Sérgio Moro. No caso do Banestado, ao contrário do que alguns dizem, Sérgio Moro julgou e condenou quase todos os envolvidos. O grande problema é que fez tantas arbitrariedades e ilegalidades no primeiro grau que os réus todos conseguiram anulação das penas em segundo grau, saindo ilesos.

Quem estuda o caso não consegue entender que Moro tenha feito tantos absurdos de forma inadvertida. A tese é de que ele teria “errado de propósito” permitindo aos réus a possibilidade de anulação e saírem ilesos, o que aconteceu.

Sérgio Moro percebeu que não poderá condenar Lula, tanto pelo fato de que não há provas para isto, como pelo fato de que Lula é muito maior do que ele. Isto significa que Moro não entregará à legião de desesperados da direita o que prometeu.

Por outro lado, Moro já foi avisado que a Lava a Jato não vai adiante. O bloqueio feito por Jucá, Renan e Temer no executivo-legislativo e de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes no STF não deixam qualquer dúvida ao fato de que a “sangria está estancada”. O que sobra para Moro?

Sobra passar para a história como um juiz que teve nas mãos a possibilidade real de melhorar o país, mas sucumbiu frente à sua pequenez e ao seu ego. Sua cruzada o levou a atacar moinhos e, ao mesmo tempo, liberar os verdadeiros corruptos.

O caso da foto ao lado de Karnal demonstrou que sua visão sobre o “apoio incondicional da população” era tão ou mais errada que sua noção de “legalidade”. Karnal perdeu mais de 50 mil seguidores em 24 horas. O historiador voltou atrás, impressionado com a rejeição de Moro.

Leia mais matérias sobre

Tentando levantar Moro, a Globo o colocou no Fantástico. Moro abriu “canal nas mídias sociais”, tudo visando o “apoio” das massas. O que eles não contavam é que o modus operandi morista fizesse o delegado Grillo atacar os maiores anunciantes da Globo e jogar o Brasil numa crise diplomática e econômica com a “Carne Fraca”.

Moro é visto e percebido como a causa da retração econômica do país. Estudos de diversas universidades mostram que a Lava a Jato é responsável por retração de cerca de 3% do PIB. A máscara de herói não se sustenta quando a população perde empregos e passa necessidade porque um juiz não segue a lei.

Diante de tamanha oposição, Moro percebe que seu fim será dramático. Não se colocam empresários bilionários na cadeia e políticos mafiosos como Eike, Odebrecht e Cunha de forma leviana. Ou não se deveria imaginar que pode-se fazer ilegalidades com pessoas com este poder de fogo e nada acontecer.

Moro antecipa seu ocaso. O absurdo caso de prisão do blogueiro de esquerda é seu salvo-conduto. Moro tenta deixar o STF na condição de não poder fazer nada além de afastá-lo. Assim, ele terá a desculpa de não ter falhado, mas ter sido “afastado” por “forças ocultas”.

No final do ano passado, Moro entrou com pedido de afastamento para estudos nos EUA, por um ou dois anos. Sua esposa já teria se organizado para morar nos EUA. Moro pretende sair da festa enquanto ainda está vestido.

O depoimento de Lula em Curitiba pode ser mais uma pedrada no justiceiro-juiz. Moro se apequena diariamente e agora sem o apoio da mídia percebe que tem pouco tempo.

No vídeo abaixo eu deixo uma discussão de Gilmar Mendes, Lewandovksi, Teori, Carmem Lúcia e Celso de Melo sobre denúncia feita contra Moro em 2013, quando ninguém sabia que ele tinha a Lava a Jato nas mãos. (assistam especialmente a partir de 19:30)

Assistam, ali o STF fica “abismado” com a “parcialidade” e os “abusos” do juiz Moro. Gilmar Mendes chega a dizer que “fica impressionado com o conjunto da obra” (31:20) … Moro já era contumaz abusador de seus poderes (33:20).

Moro caiu na armadilha de Robespierre. Achando-se intocável, achando-se incorruptível, achando-se a própria justiça se tornou um tirano e sabe que a guilhotina lhe espera.

Edit 1: Algumas pessoas têm perguntando se “Moro REALMENTE pediu para sair da Lava a jato”. Eu não tenho, nem nunca tive contato com o juiz. A frase que inicia o texto deve ser lida no sentido de que “em se levando em conta as últimas atitudes e a conjuntura brasileira” Moro só pode estar querendo ser retirado da operação. É, portanto, segundo minha opinião, uma decorrência das atitudes do juiz-justiceiro.

*Fernando Horta é professor e historiador da UnB.

27 Comentários

  • oque eu vejo que o erro nao é o moro e sim o virios da corrupicao que comtamina todo sistema quando aquele historiador fala fqua o moro manda prender ekei batista prieidente da odebreste o eduardo cunha ele quer diser oque,que o moro é badido os citados sao homes de bem, nu meu emtender que historiador levata a badeira da corrupiça igual a os juizes do suplemo tribunal do pais é uma vergonha saber que pessoa que temtanto entetesse emdefender aos corrupitos que pais é esse o deus tem piedade de nos

  • Incrível como pessoas se prestam para proteger esses corruptos tendo como maior de todos o Lula.
    Mesmo sabendo que são notícias falsas a saúde de Moro, com ele ou sem ele, quer a prisão do Lula é o povo e isso vai se tornar realidade.
    “Firme Sérgio Moro”.

    • Faz exatamente três anos que a figura de juiz tenta provar algum ilícito contra Lula, maior presidente na história deste país, os números não mentem, mais de 30 milhões de pessoas retiradas da pobreza, maior número de universidades construídas, cito apenas estes dois feitos , dentre muitos outros que tornaram Lula referência mundial pela maneira brilhante como governou este país. Em 2008, tivemos a maior crise econômica da história do capitalismo, ao contrário do restante , nosso país cresceu , gerou empregos, gerou riqueza, onde toda a sociedade se beneficiou, lembrando que Lula ao assumir, pegou um país sem reservas financeiras, devendo para o FMI, Clube de Paris e com 68% de sua receita sendo empenhados para pagamentos de sua receita. Fatos são reveladores e não ilações postadas por quem não possui embasamento para defender o que alega.

  • O problema é que nao existe luz no fim do túnel ,quando se trata do Brasil . o pais não anda sem corrupção . por isso é chamado de pais de ladrões ,porcos, onde já se viu tirar comida da boca dos filhos pra tratar de estranhos , quem pensa que nosso país vai se reerguer ,perca as esperanças . Enquanto ouver politico corrupto, policia corrupto ,e cidadãos que jogam fora o seu futuro na urna , vai ser sempre essa merda. E esse bando de idiota que querem lula em 2018 , querem o que ? Se atolarem ainda mais ? Temos que derrubar essa falsa democracia e fazer nossos direitos , nao esperar que alguem faça por nos. Toda mão de obra tem seu custo,e já pagamos muito caro pelo nosso comodismo .

  • Se é para fazer justiça então prova o crime. Todos os políticos roubam, mas para olhar os menos favorecidos só houve um : Luiz Inácio Lula da Silva. O homem que mais gerou emprego e tirou muitos da linha da pobreza.

  • Fico impressionado de uma pessoa escrever dizendo que a operação lavajato é responsável por perda 3% do PIB, pode ser que sim, mas nunca na historia desse país houve tantas condenações de politicos, alguns conseguiram se safar, sim, mais ao menos vão responder pelo seus atos, por mais que não seja atras das grades, eu como brasileiro me sinto feliz por hoje talvez enxerga uma luz no fim do túnel, não vai ser Sérgio Moro que vai acabar com essa corrupção mas o primeiro passo foi dado, todos os governos anteriores fizeram algo pelo Brasil, assim como também quebraram nosso país, nós brasileiros devemos tomar vergonha na cara e parar de tomar partido politico e passar olhar pelo povo num todo, pois o que vejo hoje é cada um defendendo seu lado e nunca olhando com visão para todos, vamos fazer a nossa parte e mudar a orientação politica de defender partidos (PT ou PSDB) são em sua imensa maioria todos uns porcos que visão seus próprios interesse, mas vamos continuar cobrando de quem nos representa sim seja quem for, por que isso é uma republica de direito.Acredito muito mais no povo do que em seus representantes de hoje, então vamos fazer por onde para que um dia podemos nos orgulhar de ter representantes que façam por nós e um povo que faz pelo seu país!

  • Nesse país de merda os ladroes sempre cobseguem se safar.. Mas devo admitir q o Lula foi muito inteligente… Enriqueceu seus filhos e parentes e nao colocou nada em seu nome…. Soube roubar muito bem…. A unica esperança é o Bolsonaro em 2018

  • PROVAS É QUE NÃO FALTA SEUS PETRALHAS VAGABUNDOS, LULA SERÁ PRESO DIA 03/04/2017 SERÁ UMA DATA HISTÓRICA PARA A NAÇÃO BRASILEIRA, OS BRASILEIROS VÃO ESTAR EM FESTA DIA 03/04/2017, LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA.

  • Um juiz que se presta a um papel ridículo desse,fazendo papel de justiceiro,torcendo provas,perseguindo e andando de braços com o psdb,não pode ser sério.Jogou a constituição fora e a lei saiu pela janela.Uma mancha na nossa tão frágil justiça.Onde homens honrados e comprometido com ela ,a muito se foi.

  • Obrigada, professor Fernando Horta. Esse pretenso paladino da justiça causou tanto mal ao povo brasileiro, que mereceria cadeia. Mas, pertencendo à casta a que pertence, o autoexílio já nos livra de sua mesquinharia contra este povo.

Deixe um Comentário!