NP Online » Capa » Bem que a Dilma avisou!
Capa

Bem que a Dilma avisou!

Bem que a Dilma avisou!
Bem que a Dilma avisou! – Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Nossa Política reproduz trechos do último discurso de Dilma antes de ser apeada do cargo pela aprovação do impeachment, em 31 de agosto de 2016.

Profético, o último discurso de Dilma, no Palácio da Alvorada, deixou claro que o golpe era contra o povo brasileiro, as minorias, os mais necessitados.

Mas o golpe não foi cometido apenas contra mim e contra o meu partido. Isto foi apenas o começo. O golpe vai atingir indistintamente qualquer organização política progressista e democrática.

O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções: direito ao trabalho e à proteção de leis trabalhistas; direito a uma aposentadoria justa; direito à moradia e à terra; direito à educação, à saúde e à cultura; direito aos jovens de protagonizarem sua história; direitos dos negros, dos indígenas, da população LGBT, das mulheres; direito de se manifestar sem ser reprimido.

O golpe é contra o povo e contra a Nação. O golpe é misógino. O golpe é homofóbico. O golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito, da violência.

Com a aprovação do meu afastamento definitivo, políticos que buscam desesperadamente escapar do braço da Justiça tomarão o poder unidos aos derrotados nas últimas quatro eleições.

Travei bons combates. Perdi alguns, venci muitos e, neste momento, me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer: não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles.

 Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados.

1 Comentário

Clique aqui para escrever um comentário