Nossa Política » Notícias » Temer exige de Sartori a venda do Banrisul e Corsan
Notícias

Temer exige de Sartori a venda do Banrisul e Corsan

Temer exige de Sartori a venda do Banrisul e Corsan
Temer exige de Sartori a venda do Banrisul e Corsan – Foto: Reprodução
Para “ajudar” o Rio Grande do Sul, a União exige em troca a privatização de duas grandes empresas estatais: o Banrisul e a Corsan.

Saiu no Valor:


Só com a venda do Banrisul – um dos cinco bancos estaduais que sobreviveram à privatização dos anos 1990 – o eventual acordo do governo do Rio Grande do Sul com o governo federal, em torno de um programa de recuperação fiscal, solucionará a situação falimentar das finanças gaúchas. O tamanho da operação de socorro ao Estado dependerá de o governador José Ivo Sartori vencer a resistência política para a venda do banco, segundo informação de fontes oficiais. Caso contrário, o alívio será insuficiente e temporário.

(…)




Em dezembro, no Painel da Folha, a notícia da privatização do Banrisul em troca da ajuda da União eram favas contadas:

Não aceito fiado

A privatização de empresas estaduais pode ser usada para quitar dívidas de governos com a União. Os Estados leiloariam companhias de saneamento e bancos regionais para quitar débitos federais. O Planalto ainda cogita autorizar empréstimos do BNDES desde que ativos rentáveis sejam usados como garantia. Essas são algumas das medidas em estudo pela equipe econômica para tentar salvar governos à beira da bancarrota, caso de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Nem almoço grátis

Mas a ajuda só virá se os governadores se comprometerem a apoiar no Congresso a aprovação do plano de recuperação fiscal que será reenviado ao Legislativo em fevereiro.

(…)



3 Comentários

Clique aqui para escrever um comentário

  • os funcionários do banco não são culpados da má gestão do governo, que engordaram seu vencimento com aposentadorias de valores altos em fim de carreira, cientes que o estado não suporta isto, e agora querem sucatear o banco, pois cá pra nós, todos os funcionários do banco vão pra rua se privatizar.falo isto porque também faço parte de um banco estadual e sei de todos os outros que foram entregues aos donos do brasil(ITAÚ, BRADESCO E SANTANDER).

  • Sou contra as privatizações em geral, mas esta CORSAN é uma desgraça para seus clientes,rezo todos os dias para que seja privatizada de uma vez por todas, não tem coisa pior! para mudar a titularidade, me pediram uma certidão atualizada do imóvel! não faz nenhum sentido, só pode ser para que o Registro de Imóveis ganhe meu dinheiro. Outro dia pedi a a instalação de um segundo Hidrômetro, pois tem duas casas no terreno, que estão averbadas com dois carnês de IPTU e a CORSAN jã cobra duas taxas: me pediram coisas absurdas, como projeto hidro-sanitário, planta de situação e só para avaliar, ou seja podem negar! PRIVATIZEM ESTA МЭРДА !!!

Receba Notícias!