Moro permitiu xingamentos aos advogados de Lula

Moro permitiu xingamentos aos advogados de Lula

Moro permitiu xingamentos aos advogados de Lula – Foto: Sylvio Sirangelo

Defesa do ex-presidente denunciou o juiz de Curitiba na OAB por permitir que o ‘Afonso do Tríplex’ os chamasse de “bando de lixo”.

Saiu no GGN:


A defesa do ex-presidente Lula vai levar à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) o embate travado com o juiz Sergio Moro durante a audiência do caso triplex que ouviu o testemunho de José Afonso Pinheiro, ex-zelador do Condomínio Solaris. A Lava Jato afirma que Lula tem um apartamento no Guarujá pago pela OAS como uma forma de propina disfarçada.

Na audiência, o ex-zelador estava exaltado e se dizia prejudicado pela crise econômica criada pelo governo do PT. Ele disse que se viu obrigado a entrar para a política e concorrer a vereador em Santos após ter sido demitido do Condomínio Solaris. Ele se sentiu intimidado pela tentativa do advogado Cristiano Zanin de demonstrar que a testemunha tirava vantagem política do caso triplex, e reagiu xingando a defesa e o PT de “um bando de lixo”.

Moro pediu calma e objetividade nas respostas de Pinheiro, mas durante a audiência acabou sendo conivente com os ataques da testemunha, impedindo que Zanin fizesse mais perguntas sobre a posição política do ex-zelador. Ao final, Moro também pediu desculpas pela linha “ofensiva” que a defesa de Lula teria adotado. Sobre o “bando de lixo”, porém, Moro disse que se tratou de “um pouco de excesso” da testemunha.

Quando o áudio da audiência foi encerrado, Moro ainda ironizou a defesa de Lula. “Vamos ver se não vai sofrer queixa-crime, ação de indenização, a testemunha, né, por parte da defesa.”

Zanin, segundo relatos da jornalista Mônica Bergamo, respondeu: “Quando as pessoas praticam atos ilícitos elas respondem por seus atos. Eu acho que é isso o que diz a lei.”

Moro perguntou se a defesa vai entrar com queixa-crime contra a testemunha, e Zanin replicou: “O senhor está advogando para a testemunha?”

O juiz seguiu: “Não sei, a defesa entra [com ação] contra todo mundo, com queixa-crime, indenização”. Zanin rebateu: “Eu acho que ninguém está acima da lei. Da mesma forma como as pessoas estão sujeitas a determinadas ações, as autoridades também devem estar”.

“Tá bom, doutor. Uma linha de advocacia muito boa”, finalizou Moro, ao que Zanin respondeu: “Faço o registro de Vossa Excelência e recebo como um elogio.”

Em nota à imprensa, Zanin disse que um “juiz imparcial jamais teria ouvido José Pinheiro como testemunha porque, como filiado a partido político e candidato a vereador em Santos, ele fez campanha usando dos fatos em discussão no processo.”

Além disso, “diante de perguntas objetivas e feitas em tom cordial”, Pinheiro respondeu “com insultos a Lula e a mim como seu advogado, ao mesmo tempo em que fazia declarações de cunho subjetivo e sem qualquer valor jurídico”, e Moro permitiu todas essas situações.

“O mais grave ainda é que o juiz do caso, além de pedir “desculpas” à testemunha após ela agir dessa forma  desrespeitosa, ainda lançou a mim descabidas provocações após o áudio da audiência ser desligado. O assunto e as provas correspondentes serão encaminhados à OAB para as providências cabíveis.”


8 Comentários

    • Eduardo, tem razão, ou melhor tem CONVICÇÃO, mas não tem PROVAS, pois não estava lá. mais ouviu dizer, segundo a TIA do PRIMO, do vigilante noturno, que mora perto, da casa dele. VAZA COXINHA, o JUÍZÉCO DE MERDA, interviu, quando viu que, o TROFEU roquete PINTO, não era para ele.

  • temos um Juiz universal, tendencioso, pavoneado, partidário, e se acha o gás da cocô-cola, que vem para dar continuidade as corrupção das Elites Cleptocratas

  • Mas mi mi mi desses advogados que já não sabem como defender o indefensável. Bora juiz Moro, coloca esses vermes na cadeia. Lugar de bandido que rouba dinheiro que deveria estar na saúde e educação é cadeia.

  • Esse Moro não tem jeito … a Maria acima tem razão , coitados dos advogados e do Lula ,os caras tentam, tentam derrubar o que esse Juiz (zeco…)do gás da coca-cola decide tendenciosamente e nada nada…será que as estancias superiores não gostam do refrigerante americano das elites ???

  • É inacreditável que uma testemunha desse tipo seja admitida como prova em um processo. Eu ouvi todo o depoimento e para mim ficou claro que a testemunha foi aliciada e convencida a depor em troca de apoio a sua candidatura a vereador. Ele falou como quem foi preparado para reagir na defensiva. O problema é que ele não foi capaz de cumprir o script.

Escreva um comentário