Desemprego sobe e atinge 12,1 milhões de brasileiros

Desemprego sobe e atinge 12,1 milhões de brasileiros

Desemprego sobe e atinge 12,1 milhões de brasileiros – Foto: Reprodução

No trimestre encerrado em novembro, a taxa de desemprego aumentou 11,9% e o contingente de desempregados chegou a 12,1 milhões.

Saiu no Valor:


A taxa de desemprego no país aumentou para 11,9% no trimestre encerrado em novembro de 2016, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em igual período do ano passado, o desemprego atingia 9% da população economicamente ativa do país. No trimestre anterior, encerrado em agosto, o desemprego era de 11,8%.

A taxa do período setembro-novembro ficou acima da média de 11,8% estimada por 20 consultorias e instituições ouvidas pelo Valor Data. O intervalo das estimativas ia de 11,6% a 11,9%.

O contingente de desempregados atingiu 12,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro, número 33,1% maior do que em igual período do ano anterior. No trimestre encerrado em agosto, eram 12 milhões de desocupados. O número de desempregados em novembro é o maior da série histórica, iniciada em 2012.

Já a população empregada, de 90,2 milhões de pessoas, é 2,1% menor que em igual período do ano passado, quando o contingente de desempregados era de 92,2 milhões. No trimestre encerrado em agosto, 90,1 milhões tinham trabalho no país. Segundo o IBGE, houve corte de 1,9 milhão de vagas de trabalho desde novembro do ano passado.

O nível de ocupação (que é a proporção de pessoas ocupadas em relação à população com idade para trabalhar) caiu de 55,9% no trimestre encerrado em novembro do ano passado para 54,1% em igual período deste ano. No trimestre até agosto, esse nível era de 54,2%.

(…)


3 Comentários

Deixe um Comentário!