Lula sobre Fidel: Morreu o maior de todos os latino-americanos

Lula sobre Fidel: Morreu o maior de todos os latino-americanos

Lula sobre Fidel: Morreu o maior de todos os latino-americanos – Foto: Antônio Milena/ABr

O ex-presidente Lula divulgou nota em que expressa a sua dor pela morte de Fidel Castro, líder da Revolução Cubana e um dos ícones da esquerda na América Latina.

Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz.

Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança.

Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania.

Eu o conheci pessoalmente em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos.

Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei.

Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo

Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro.

Luiz Inácio Lula da Silva
São Paulo, 26 de novembro de 2016

6 Comentários

    • “sonhos de liberdade, soberania e igualdade”

      Morreu com bilhões na conta enquanto o povo vivendo na pobreza e exploração. Que liberdade é essa? Está mais para um mau caráter falando de outro.

  • Fidel castro um ícone da ditadura da América latina, lamentável ter dourado tanto subjugado um povo pobre e sofrido que a maioria absoluta do povo cubano, o povo cubano merece coisa melhor.

  • FIDEL CASTRO:
    Parece que esse jornal de orientação de esquerda pensa e acha que esse Ditador, Comunista, Vermelho, Assassino de Milhares e Milhares de Pessoas é um mestre, gente boa?

    Fidel foi sim Ditador Safado e FDP, há de ficar sendo perseguido pelos espíritos malignos por todo a eternidade.

    Esse jornal deve noticiar também o mal que esse esse safado causou.

Escreva um comentário