Noam Chomsky: “Gangue de ladrões” afastou Dilma

Noam Chomsky: “Gangue de ladrões” afastou Dilma

Noam Chomsky: “Gangue de ladrões” afastou Dilma – Foto: Reprodução

Noam Chomsky, importante linguista norte-americano, afirmou que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff é um “golpe brando” liderado por uma “gangue de ladrões.

Por Daniel Buarque, via Blog do Brasilianismo:


Noam Chomsky: ‘Gangue de ladrões’ afastou Dilma da Presidência

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um “golpe brando” liderado por uma “gangue de ladrões”, segundo o linguista norte-americano Noam Chomsky, ícone do pensamento de esquerda.

“O que está acontecendo no Brasil é extremamente infeliz em muitos sentidos”, disse Chomsky em entrevista ao site norte-americano “Democracy Now”.

Ele criticou o envolvimento do PT em escândalos de corrupção, mas ressaltou que o partido venceu as eleições e foi afastado por uma elite que o detesta.

“Dilma talvez seja a única política no poder que não roubou para se enriquecer e está sendo retirada do poder por uma gangue de ladrões que o fez”, disse.

Ele também minimizou o uso das pedaladas fiscais como motivação do impeachment. “A elite detesta o Partido dos Trabalhadores e está usando esta oportunidade para se livrar do partido que venceu as eleições. Eles não querem esperar novas eleições, que eles provavelmente perderiam, e estão querendo se livrar do PT, explorando a recessão econômica, que é séria, e o grande escândalo de corrupção que foi exposto”, disse.

Chomsky falou ainda sobre as crises políticas no Brasil e a influência dos Estados Unidos sobre a América Latina. Segundo ele, nos últimos anos os EUA foram afastados da região, e passaram a ter menos influência política e capacidade reduzida de se envolver com tomadas de poder semelhantes às do passado.



3 Comentários

  • Quero dizer ao nobre senhor, que não foi uma gangue se apossou do poder, até porque o vice da chapa eleita foi o atual governo que aí está por conta do impeachment, que teve aprovação de 367 parlamentares na camara federal e de mais de 50 % de aprovação no senado federal, culminando com o afastamento da presidente, por força das responsabilidades fiscais conforme reza a Constituição Brasileira. Então, meu amigo. o senhor está equivocado com as suas declarações e diga-se também de passagem que o senhor não conhece a legislação brasileira e por isso deveria ficar calado e não se meter onde não deve. Uma grande massa da população foi à rua pedir o afastamento da presidente por ter omitido a real situação do país quando da época das eleições, informando uma situação bastante favorável, quando na verdade a situação era uma verdadeira catástrofe apresentando uma inflação de dois dígitos além de promover uma quebra quebra de empresas gerando um desemprego de mais de 10 milhões. O país está completamente parado e parece que o novo governo que está administrando, está tomando as devidas providências econômicas para que o país volte novamente a crescer, cujas medidas em andamento tem tudo para dar certo. Necessário se faz, a cooperação de todos e que todos dêem as mãos para termos um país economicamente ativo e com uma economia estabilizada e é isso que a população brasileira almeja.

    • Não haverá união , num país onde está se consolidando fortes disputas de poder, traições, ganâncias, esfacelamento de conquistas sociais,com graves objetivos espúrios, desmonte do Estado, das instituições democráticas e desprezo pelos pobres e vulneráveis. Não temos chance neste caminho de mentiras , “diz que diz” e tomadas de decisões atabalhoadas.

  • Chomsky sempre foi um intelectual politizado, preocupado com futuro. Judeu mas não sionista, o que ele sintetiza nesta matéria é realmente o que ocorreu: a presidenta eleita pelo voto popular e o próprio povo, maioria da população do Brasil, foram golpeados pela maior quadrilha de corruptos deste país, formada por políticos, empresários, operadores de mídia, magistrados, e vamos parar por aqui. Ela não é nem foi corrupta; eles todos os dias dão provas de que o são.

Deixe um Comentário!